Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Vereadores aprovam plano para impulsionar o turismo

Projeto destaca as belezas naturais como pontos de visitação e a prática do cicloturismo pelas localidades do interior. Considerada porta de entrada do Vale, objetivo é incluir cidade na rota do turismo regional

Objetivo é fazer com que visitantes que chegam ao Vale parem na cidade e conheçam os pontos turísticos (Foto: Arquivo A Hora)

O projeto que institui o Plano Municipal de Turismo foi aprovado por unanimidade em sessão da câmara nessa segunda-feira, 28. Com foco em ampliar as possibilidades de desenvolvimento econômico, o “portal do Vale” aposta no turismo de belezas naturais unido ao cicloturismo nas áreas de interior da cidade.

O plano prevê oito eixos de execução que auxiliam na regionalização do turismo e o prazo para que seja colocado em prática é de 4 anos. Além da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Conselho de Turismo, bem como os empreendimentos locais do segmento ficam responsáveis pelo andamento dos trabalhos.

Entre as principais adequações estão informações ao turista, melhorias na infraestrutura, investimentos em locais turísticos e qualificação profissional. A secretária adjunta de Administração e também responsável pela elaboração do plano, Neuza Fell, destaca que durante o ano foi feita uma sondagem com a população para entender como os moradores enxergam o turismo e quais pontos são os mais lembrados. O Executivo elaborou o projeto em parceria com o Sebrae.

“Temos pontos consolidados com o Recanto Gaudério, que é um parque aquático e tem grande expressão no Vale do Taquari e também fora da região. Temos a Lagoa da Fazenda Juliana e estamos em processo de regularização do espaço. Queremos montar um projeto para exploração do local. E também tem o Museu da Fazenda Juliana, que guarda parte da história de Fazenda Vilanova”, ressalta a secretária.

Outra atividade em expansão na cidade é o cicloturismo. Com três rotas diferentes que chegam a 27 quilômetros de extensão, os ciclistas também têm a oportunidade de conhecer o interior do município. No Parque Encanto da Fazenda é possível encontrar as rotas disponíveis.

Considerada porta de entrada na região e cortada pela BR-386, o objetivo é fazer também que os visitantes parem na cidade e conheçam os pontos turísticos. Segundo Neuza, há planos de construir pontos de apoio a trailers e motorhomes como forma de acolher quem passa por Fazenda Vilanova. “Estamos próximos da capital e muitas pessoas passam por aqui, queremos aproveitar isso. Agora temos um documento que respalda nossas iniciativas”, afirma.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: