Jornal Nova Geração

“Vamos incrementar o cercamento eletrônico”

Desde sexta-feira, Comandante César é secretário do governo Schneider/Schäfer (Foto: Pablo Reis/divulgação)

Na sexta-feira, dia 20, tomou posse o novo secretário de Administração e Segurança Pública de Estrela. César Augusto Pereira da Silva tem 53 anos, é natural de Santa Maria e desde 2018 entrou para a reserva remunerada da Brigada Militar. Na posse, o chefe do Executivo de Estrela sintetizou a importância do momento. “No início da nossa gestão, fizemos uma reforma administrativa. Passamos de 11 para oito secretarias, e formamos o Gabinete de Segurança Pública. Ao andar pela cidade, eu ouvia a comunidade, as lideranças policiais e miliares, as famílias, e todos me apontavam ao nome César”, justifica.

 

ENTREVISTA:

Jornal NG – Qual a sua experiência na área político-administrativa?

Comandante César – Trabalhei de 2016 a 2018 na Secretaria da Segurança Pública do Estado em funções administrativas, como secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual e também como coordenador da Políticas de Fronteira. Na Brigada Militar somos preparados para a gestão administrativa de pessoal e logística. Temos que saber nos relacionar com servidores e público em geral, e gerir Batalhões, mesmo com a escassez de recursos vindos do Estado. Na minha carreira fiz o Curso de Administração Avançada e o Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública, obrigatórios para as promoções a major e coronel, respectivamente.

Jornal NG – O senhor assumiu uma nova secretaria, que une Administração e Segurança Pública. O que projeta para cada uma dessas áreas?

Comandante César – Projeto montar uma Secretaria da Segurança com poucos servidores, mas com experiência e capacidade na área, e tenho como meta melhorar a segurança da nossa comunidade, utilizando tecnologia, integração e a experiência que adquiri na carreira. Na Secretaria da Administração quero valorizar nossos servidores, proporcionar condições de trabalho e melhorar cada vez mais o atendimento oferecido à população.

Jornal NG – Na Segurança Pública, uma novidade na Administração Municipal em Estrela, quais serão os principais desafios?

Comandante César – Criar projetos com os recursos disponíveis, em parceria com outras secretarias, entidades e órgãos policiais, envolvendo nossos jovens e preparando-os para o futuro. Hoje um jovem em situação de vulnerabilidade, sem perspectivas e sem o apoio do Estado, tem uma forte probabilidade de migrar para o crime. Nossa obrigação como gestor e cidadão é reverter essa situação.

Jornal NG – Estrela já investiu no cercamento eletrônico. O que isso deve avançar na sua gestão? Há possibilidade de avançar para o interior?

Comandante César – Vamos incrementar o cercamento eletrônico, importante ferramenta para auxiliar na melhoria da segurança. Pretendemos colocar câmeras inteligentes, capazes de avisar se determinado veículo foi furtado ou roubado ou se está passando muitas vezes pelo mesmo lugar. Essa implementação de câmeras se dará também no interior.

Jornal NG – Há possibilidade de Estrela contar com uma patrulha policial específica para o interior

Comandante César – Estamos em tratativas e posso dizer que a possibilidade é muito forte. Aguardem boas notícias.

Jornal NG – Na última eleição o senhor foi opositor de Elmar Schneider. O que o motivou a aceitar o convite para integrar o atual governo?

Comandante César – O mesmo motivo que fez eu ser candidato no pleito eleitoral do ano passado. Trabalhar, ajudar a cidade que escolhi para morar e deixar um legado de melhorias. Temos um povo ordeiro, trabalhador e que quer, assim como eu, uma cidade segura e em franco desenvolvimento.

Jornal NG – O senhor sofreu críticas por isso?

Comandante César – Respeito a opinião das pessoas que criticam, embora não compactue com aqueles que exercem a política raivosa, criticando o governo mesmo quando esse está certo. Foco mais no incentivo, nas atitudes positivas, pois me motivam e ajudam no meu crescimento como pessoa e profissional. Neste sentido, foram muitas pessoas me apoiando e entendendo que posso contribuir para Estrela.

Jornal NG – O senhor ainda tem planos de ser prefeito de Estrela?

Comandante César – Quando me formei oficial e era tenente meu objetivo era ser o melhor tenente. Assim fui sendo promovido por mérito, até o ultimo posto de coronel. Viver o momento e me dedicar em tudo que faço, assim encaro meus desafios profissionais. Hoje quero ser um secretário que contribua na melhoria de Estrela e ajude o Governo Municipal a fazer uma grande gestão. Quem ganha com isso é a população estrelense.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: