Jornal Nova Geração

SETEMBRO AMARELO

Valorizar a vida é a melhor prevenção

Campanha mundial de prevenção ao suicídio ocorre no Brasil desde 2014. Município organiza ações para integrar equipes de saúde, pacientes e a comunidade

Além das ações externas, oficinas do Caps reforçam ações pelo autocuidado no mês de setembro (Foto: Marcelo Grisa)

Diego (nome fictício) tem 24 anos e chegou pela primeira vez no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Estrela em 2017. Sua mãe o deixou no local e foi trabalhar. Naquele momento, ele já havia passado cerca de dez anos entre diferentes tratamentos psicológicos.

“Era uma tristeza enorme. As coisas não fazem muito sentido. A vida era meio cinza”, admite. Segundo ele, apesar de todo o tratamento anterior, era difícil se abrir pelo julgamento que as pessoas ainda têm da depressão e da ansiedade.

Após passar uma manhã inteira na instituição, Diego ainda não sabia, mas havia tomado o primeiro passo para superar pensamentos e ideias de suicídio. Para ele, os remédios ajudam, mas o tratamento no Caps mudou sua vida. “A vontade de viver tinha sumido. É como se ela brotasse de novo a partir daí.”

A mãe de Diego sempre o apoiou em seu tratamento. Segundo ele, perceber que pelo menos uma pessoa se importa foi o suficiente para seguir em frente.

Um dia de cada vez

Diego acredita que, num primeiro momento, é necessário encontrar motivos para viver todos os dias. “Focar naquilo que é bom, adia os pensamentos ruins. Cada vez que você se prende a um momento, tem mais oportunidade de perceber que é possível viver sem esse peso”, aponta.

A assistente social do Caps, Lori Braun, explica que pessoas próximas são importantes para a continuidade no tratamento dos pacientes. “É necessário o envolvimento de uma rede de apoio quando uma pessoa não tem energia para dar o primeiro passo e buscar ajuda”, afirma.

A enfermeira Débora Martins lembra que não é apenas o Caps que pode atender essa demanda. “Qualquer um está sujeito a ter um sofrimento psíquico. Essa pessoa nessa situação precisa de alguém para conversar, e isso pode ser feito também no posto de saúde”, diz. Em alguns casos, a equipe faz o primeiro atendimento e pode redirecionar o tratamento para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A campanha

O Setembro Amarelo ocorre em 78 países. Dentre eles, o Brasil. Em 2022, o tema é “Criando esperança através da ação”. O objetivo é refletir a necessidade de ações coletivas para lidar com essa questão de saúde pública.

Uma das psicólogas do Centro de Atenção, Maria Angélica Hartmann Gräeff, ressalta a necessidade de o poder público investir na promoção da saúde mental. “Falam em pós-pandemia. Mas antes da pandemia, a depressão já era a maior causa de afastamento do trabalho. Com a Covid, aumentou muito a nossa demanda, em especial dos casos de ansiedade na população mais jovem”, argumenta.

Autocuidado

A psicóloga Ana Júlia Knack lembra que o paciente precisa também fazer mudanças na sua rotina para valorizar sua própria vida. “É hoje confirmado que o exercício físico ajuda muito quem tem ansiedade.”

Ana Júlia afirma que uma série de atitudes pode contribuir para o autocuidado. Ela aponta que atitudes como cuidar da beleza e comer melhor não servem apenas para isso, mas também para se sentir bem consigo mesmo, o que complementa o tratamento e a medicação.

Diego trabalha para se ocupar sempre. Ele tem como paixão a arte gráfica. Há alguns anos, não tinha vontade de desenhar. Hoje, ele pega o lápis todo dia para produzir algo quando está em casa e, a partir disso, faz planos para o futuro. “Eu ainda vou montar um estúdio de tatuagem, tenho certeza”, completa.

Setembro Amarelo em Estrela

Seminário “Saúde Mental e Prevenção do Suicídio”
Dia: 14/09/22
Horário: 8h
Local: Câmara de Vereadores de Estrela
Mediação: psiquiatras Clara Rohrsetzer Sfoggia e Luciana Silveira
Público-alvo: profissionais da rede intersetorial
Organização: Caps

Seminário “Valorização da vida”
Dia: 26/09/22
Horário: 13h30min
Local: Câmara de Vereadores de Estrela
Público-alvo: comunidade em geral e convidados
Organização: Caps e equipe de saúde mental da atenção básica

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: