Jornal Nova Geração

ESTRELA

Unidade Móvel de Saúde oportunizará vacinas no interior

Tradicionais atendimentos no interior disponibilizarão agora também a aplicação das vacinas contra a Covid-19, Gripe Influenza e outras de rotina

A população estrelense residente no interior terá mais alternativa para ficar imune contra diversas doenças. Além dos tradicionais atendimentos médicos, odontológicos e consultas de rotina, a Unidade Móvel de Saúde oportunizará também a aplicação das vacinas de rotina e as associadas às inúmeras campanhas de imunização, entre elas contra a Covid e Gripe Influenza. A primeira etapa inicia nesta sexta-feira, 1º.

O secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, explica que o serviço será disponibilizado nas tradicionais visitas da unidade ao interior conforme roteiro. “Uma forma de facilitarmos e atingirmos quem possa ainda não ter realizado alguma vacina ou esteja em atraso, ampliando ainda mais nosso alcance e os nossos índices, que de certa forma, como no caso da Covid, já são muito bons”, afirma.

Primeira etapa

A primeira agenda do novo serviço da Unidade Móvel será aberta nesta sexta-feira, pela manhã no Distrito de Costão e à tarde na Linha São José. Na segunda-feira, 4, pela manhã, será a vez da Linha Lenz. Quarta, 6, o serviço será disponibilizado pela manhã em Arroio do Ouro e à tarde na Linha São Jacó. Dia 7, pela manhã, na Linha Geraldo. A programação seguirá dia 11, em Novo Paraíso (manhã) e em Nova Morada (tarde). Dia 12 será a vez da comunidade do Distrito da Delfina poder buscar as vacinas pela manhã. Dia 13 as visitas ocorrerão na Linha Wolf (manhã) e Distrito de Glória (à tarde). O calendário da primeira fase será encerrado dia 27, pela manhã, na Linha Wink. Um segundo roteiro está pré-agendado para setembro.

Covid

Atualmente, podem ser feitas quatro doses contra a covid: primeira dose (D1) – todos acima dos 5 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 há 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem 12 anos ou mais; além da segunda dose de reforço (D4/R2), para quem possui 40 anos ou mais e profissionais de saúde.

Quem fez esquema inicial com a vacina Janssen (mesmo os menores de 40 anos) também precisa efetivar o reforço. O público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (imunossuprimidos – quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Horários

Além da unidade móvel, as vacinas da covid podem ser realizadas normalmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já a dose pediátrica da Pfizer, voltada às crianças de 5 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário. Já as demais vacinas de rotina contra outras doenças iniciam mais cedo: 8h e se estendem até as 16h. Na próxima terça-feira, 5, a sala de vacina estará fechada a partir das 12h em função da substituição dos refrigeradores.

Roteiro Unidade Móvel – vacinação julho

Dia 01

Distrito de Costão (manhã)

Linha São José (tarde)

Dia 04

Linha Lenz (manhã)

Dia 06

Arroio do Ouro (manhã)

Linha São Jacó (tarde)

Dia 07

Linha Geraldo (manhã)

Dia 11

Novo Paraíso (manhã)

Nova Morada (tarde)

Dia 12

Distrito da Delfina (manhã)

Dia 13

Linha Wolf (manhã)

Distrito de Glória (tarde)

Dia 27

na Linha Wink (manhã)

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: