Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Um terço dos vereadores da microrregião trocam de partido

MDB e PL são os que mais ganharam cadeiras. PV e Cidadania deixam de ter representantes no Legislativo

Com o fim da janela partidária, mais de 20 vereadores na microrregião aproveitaram o período para proceder com a troca de partido político sem sofrer penalidades no mandato. O prazo foi encerrado na sexta-feira, 5, e com isso cinco bancadas apresentaram mudanças durante a semana. Imigrante foi o único município sem modificações no plenário.

Dos 60 vereadores entre as seis cidades, 21 assinaram ficha com novos partidos. Entre os destaques, o avanço das siglas MDB e PL, com a soma de mais três cadeiras de cada agremiação no Legislativo. No entanto, a janela partidária não alterou o ranking partidário na microrregião. Mesmo com a ampliação de novos partidos, MDB, PP e PDT seguem com maior representação nas câmaras.

Entre as cidades onde o MDB predomina, está Estrela. Com duas adesões, o partido do prefeito Elmar Schneider hoje conta com a maior bancada, sendo representado por quatro parlamentares. Na microrregião, subiu de 14 para 17 vereadores em exercício do mandato.

Embora tenha perdido duas cadeiras, o PP ainda se destaca, principalmente em Imigrante e também com representações em Estrela, Colinas e Fazenda Vilanova. Já o PDT, mesmo com algumas modificações, manteve as nove cadeiras.

Em relação a 2020, há menos partidos com representatividade nas câmaras. Ao todo, 10 siglas elegeram vereadores na microrregião. Hoje, são dez. Em partes, isso se deve às fusões. O PSL e o Democratas, por exemplo, se uniram e formaram o União Brasil. Das três vagas que possuíam, ficaram apenas com uma. Já o PRD – fusão do PTB com o Patriota – possuía oito cadeiras, porém, os parlamentares eleitos pelo PTB deixaram o partido e migraram para outros. O Partido Verde e o Cidadania, que perderam seus representantes solitários nos parlamentos de Estrela e Teutônia.

Destaques na microrregião
  • MDB e PL foram os partidos que mais ganharam vereadores – três cada.
  • PDT se manteve com nove cadeiras.
  • Devido a fusão do PTB com o Patriota, oito vereadores migraram para outros partidos e não ficaram no PRD.
  • PSL e Democratas se fundiram e criaram o União Brasil. Das três vagas que possuíam, ficaram apenas com uma.
  • Cidadania e PV não possuem mais representantes na câmara.
  • Em 2020, 13 partidos estavam divididos nas seis cidades da microrregião. Hoje são dez.
  • O PP foi o único partido que perdeu cadeiras. Eram 12 agora são 10.
  • Cinco vereadores em Bom Retiro do Sul trocaram de partido. Estrela também apresentou modificações, com sete mudanças de agremiações.
  • Imigrante foi a única cidade que não teve alterações.
  • MDB lidera com 17 cadeiras, seguido do PP com dez.
Vereadores por partido na microrregião

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: