Jornal Nova Geração

ESTRELA

Três décadas de serviço à vida do próximo

Às vésperas do dia nacional, cinco bombeiros militares receberam comenda de honra ao mérito pelo Legislativo de Estrela

Bombeiros foram homenageados na sessão da câmara dessa segunda-feira (Foto: Ed Moreira)

Depois de 32 anos e nove meses, Marcos Cesar de Souza, 53, aposentou a farda de bombeiro militar. “Ser bombeiro sempre fará parte de mim, mesmo depois da reserva”, desabafou, após receber o título de honra ao mérito concedido a ele e outros quatro colegas de Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Estrela. Todos receberam a homenagem em referência às três décadas de serviços prestados à comunidade.

Curiosamente, o reconhecimento foi concedido às vésperas do dia do bombeiro brasileiro, celebrado neste sábado, 2. “Ser bombeiro é ter empatia e consciência social, é estar disposto a arriscar sua vida pelo próximo”, resume Angelo Vicente Wend, 52, ao revelar orgulho por ter correspondido aos objetivos da corporação. A satisfação é compartilhada por Marcos Eliberto Hampem. “Finalizei os meus 32 anos de atividades com o sentimento do dever cumprido”, frisa.

João Francisco Roolaart, 56, escolheu fazer o curso apenas como pretensão profissional. Porém, já durante a formação, percebeu tratar-se de uma função vocacional. “Percebi que eu tinha uma missão e necessidade de servir e salvar. Agradeço a Deus pelo dom de ser bombeiro”, comenta.
Dos cinco, somente Paulo Rogério Corrêa de Goes, 51, não reside em Estrela. Assim como os demais colegas, ele manifestou surpresa e gratidão pelo reconhecimento da população por meio do Legislativo. “Foram 32 anos dedicados a salvar vidas, e foram muitas. Sinto-me com o dever cumprido”, frisa o morador de Arroio do Meio, que encerrou seus serviços atuando na corporação estrelense.

Após mais de 30 anos de serviços, os homenageados passam a integrar à reserva remunerada como 1º tenentes. O comandante do 6º Batalhão de CBM de Santa Cruz do Sul, tenente coronel Claiton Fernando Marmitt, assegura que a sucessão dos reservados obedece um “processo natural” e, desta forma, não representa desfalque à corporação de Estrela.

Homenagem

A entrega dos títulos de Honra ao Mérito aos cinco tenentes foi proposta pelo vereador João Braun (PP). “Quando reflito sobre a função dos bombeiros, lembro de duas palavras: empatia, por se colocar no lugar do outro, e altruísmo, por ter sua própria vida em risco pelo salvamento de outra”, discursou, na sessão solene dessa segunda-feira, 27. O ato foi prestigiado por cerca de 100 pessoas, dentre elas autoridades municipais e militares da região, além de membros da corporação de Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: