Jornal Nova Geração

Três casos suspeitos em Estrela e um em Vilanova

VALE DO TAQUARI –  A Vigilância Epidemiológica de Estrela anunciou na tarde de terça-feira, 17, que os três primeiros casos suspeitos de coronavírus no município deram resultado negativo. Outras três pessoas realizaram o exame e aguardam a conclusão. Em Fazenda Vilanova, também há um caso suspeito. Em Bom Retiro do Sul, Colinas e Imigrante nenhum foi notificado até esta quinta-feira, dia 19. “Estamos recebendo kits conforme a demanda e vai ter suficiente”, destaca o coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ederson da Rocha, referindo-se aos materiais utilizados para os  testes do coronavírus. 

Estou no grupo de risco?

Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis e suscetíveis, estão:
– Idosos
– Diabéticos
– Hipertensos
– Quem tem insuficiência renal crônica
– Quem tem doença respiratória crônica

Quais são os sintomas?

São semelhantes a um resfriado. Podem causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonias.
Principais sintomas:
– Febre
– Tosse
– Dificuldade para respirar

Cancelamentos e suspensões

A maioria dos municípios publicou decretos cancelando a realização de eventos e suspendendo atividades prestadas, principalmente de grupos, oficinas culturais e projetos sociais.

Educação: as aulas nas escolas estaduais estão suspensas desde esta quinta-feira, dia 19. Nas municipais de Ensino Fundamental de Bom Retiro do Sul desde quarta-feira (Emeis a partir de segunda); em Colinas desde quinta-feira; e em Estrela e Imigrante param a partir de segunda-feira, dia 23. Em Fazenda Vilanova, apenas as aulas nas Emefs foram paralisadas, as Emeis seguem em atividade.
Apae: aulas e atendimentos clínicos suspensos até 31 de março em Estrela. Os atendimentos clínicos e Grupo de Orientação de Pais permanecem em atividade em Bom Retiro do Sul.

Faculdade La Salle: aulas suspensas até o dia 31 de março.

Academias de ginástica, de yoga e pilates, além dos ginásios, centros comunitários e clubes sociais: fechados por 15 dias, que poderão ser prorrogados.

Hospitais: o Hospital Estrela e o Hospital de Caridade Sant’Ana reduziram o horário de visitas e a quantidade de visitantes. Mais informações pelo 3712-7500 (HE) e 3766-1244 (HCSA).

Polícia Civil: ocorrências devem ser feitas de forma online. O endereço é www.pc.rs.gov.br

Univates: aulas presenciais suspensas até 5 de abril e alguns eventos foram cancelados (confira em www.univates.br).
Igrejas: suspensão de todas as atividades.

Cartórios eleitorais: atendimento presencial suspenso. Em Estrela, plantão telefônico de segunda a sexta-feira das 12h às 19h, pelo 99129-3507 ou 99869-5409.

Parque e praças: em Estrela, a partir desta sexta-feira, praças vão ter faixas de restrição e o Parcão será fechado, por 15 dias.

Censo 2020: adiado para 2021. Candidatos que já haviam efetuado o pagamento da taxa de inscrição receberão orientações para reembolso nos próximos dias.

Alteração na agenda de eventos

Em Estrela:
5º St. Patrick’s Day: da Acerva Estrela, ocorreria neste sábado, dia 21, foi cancelado, com chance de ser transferido.
XIV Multimulher: eventos programados para esta semana foram transferidos.
27º Bazar do Artesanato de Páscoa: ocorreria neste final de semana, no Centro Comunitário Cristo Rei, foi cancelado.
Festival de Música Estrela: seria domingo, foi adiado.
Rainha das Piscinas: promovido pela Sociedade Rio Branco, ocorreria nesta sexta-feira, dia 20, foi adiado.

Em Bom Retiro do Sul:
Festa da Família Procópio e Rosa: que ocorreria no domingo, dia 22, no CTG Querência da Amizade, adiada.

Em Colinas:
Baile de escolha das soberanas: ocorreria nesta sexta-feira, dia 20, suspenso.
Programação da Páscoa: Caça ao Ninho, Trenzinho e presença do coelho foram canceladas. Fica mantida a decoração das ruas da cidade.

Atendimentos aumentam em Estrela

Um comitê integrado por representantes do Hospital Estrela e da Secretaria Municipal da Saúde vai se reunir todas as manhãs, a partir desta sexta-feira, dia 20, para um balanço diário e o acerto de medidas conjuntas. A preocupação é que os pedidos para que as pessoas fiquem em casa e só procurem assistência médica em situações de emergência não têm surtido efeito, tanto que há um considerável aumento no número de atendimentos nas Unidades de Saúde e no hospital. O grupo alerta ainda que pessoas dos grupos de risco, em especial os idosos, não estão respeitandio o isolamento. 

Comércio fecha

Após reunião com a Cacis, a Prefeitura de Estrela publicou decreto determinando o fechamento por sete dias do comércio a partir de segunda-feira, com orientação para que estabelecimentos deixem de atender neste sábado. A exceção fica para padarias, farmácias, clínicas de saúde, agências bancárias, mercados, e restaurantes (com limitações de público e horários para grupos de risco).

Restaurantes e bares

Restaurantes terão limitação de público para 50% do permitido pelo PPCI do estabelecimento e as mesas deverão estar a dois metros de distância. Pubs e restaurantes não poderão atender à noite, pelo período de 15 dias. Tele-entrega estão permitidas. 

Cidades disponibilizam números de telefones

BOM RETIRO DO SUL:
pelos números 99919-4087 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e pelo 99677-4251 (demais dias e horários)

COLINAS:
informações pelo 99780-3269 e suspeitas do vírus informadas ao 3760-4028

ESTRELA:
3981-1136 e 3981-1042, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

FAZENDA VILANOVA:
3609-2102 ou 98170-8054

IMIGRANTE
3754-1031 ou 98118-0617

E o álcool em gel?

A farmacêutica Ciliana Isabel Daroit Franco, proprietária da Farmácia Central, de Estrela, explica que a população deve ficar atenta, já que o álcool só auxilia no combate à vírus e bactérias se utilizado em concentrações de 70%. Além disso, diante da falta do item nas farmácias, algumas pessoas optam pelas receitas caseiras, o que não substitui o produto.

Não há previsão para que as máscaras e o álcool em gel sejam repostos. Outro produto em falta é o bálsamo alemão. “O álcool em gel é prevenção, mas é preciso lavar as mãos com frequência”, diz. O álcool líquido também pode ser utilizado, mas evapora mais rápido, enquanto o gel demora mais, dando tempo para que seja espalhado e, com isso, alcance maiores áreas das mãos.

Há também uma procura maior por vitamina C. “Isso porque a gente sabe que se a imunidade está alta, é possível que a pessoa até pegue o vírus, mas os efeitos são menos drásticos, pois o corpo consegue combater”, diz. Ciliana também aconselha que as pessoas evitem aglomerações e, para ajudar nisso, a farmácia está realizando algumas entregas.
Informações pelo 3712-1086.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: