Jornal Nova Geração

TURISMO

Trem da Imigração resgata origens e une cultura e belezas naturais

O trajeto de 17 quilômetros entre Colinas e Roca Sales voltará a ter um passeio sob os trilhos da ferrovia em novembro, após dois anos. Na esteira do sucesso do Trem dos Vales, o projeto Trem da Imigração foi lançado ontem à noite, em cerimônia na Cerveja

Cerimônia na Cervejaria Meridional marcou lançamento do passeio. Crédito: Mateus Souza

O trajeto de 17 quilômetros entre Colinas e Roca Sales voltará a ter um passeio sob os trilhos da ferrovia em novembro, após dois anos. Na esteira do sucesso do Trem dos Vales, o projeto Trem da Imigração foi lançado ontem à noite, em cerimônia na Cervejaria Meridional, e colocará em evidência as origens dos dois municípios envolvidos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rumo Logística, a Associação dos Municípios para o Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e os governos dos dois municípios. Os passeios ocorrem nos dias 4, 5 e 6.

Conforme o coordenador do projeto Trem da Imigração, Rafael Fontana, os passeios são temáticos, com foco nas culturas alemã e italiana. “É uma forma de homenagear e valorizar nossa história. São cidades que unem as duas etnias”, destaca. O trajeto tem uma hora de duração e será feito por uma locomotiva a diesel elétrica. No caminho, há dois túneis e três viadutos.

O passeio de abertura, no dia 4, será às 16h30min, com saída da Estação Férrea de Colinas. O retorno, em Roca Sales, ocorre às 16h30min. Neste dia, será o chamado passeio da classe turística. No sábado e domingo, os participantes terão a disposição as classes germânica e italiana. “Serão passeios com chopp artesanal e vinho. Não tenho dúvidas de que será um sucesso, por todo o envolvimento da região”, ressalta.
Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone (47) 3307-9977.

Atrativos internos

Na avaliação do presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o passeio entre Colinas e Roca Sales se destaca por ser um produto diferente do Trem dos Vales. “É um passeio muito bonito, que acompanha todo o rio Taquari. E também todo temático, com atrações para dentro dos vagões”, salienta.
O trajeto que será feito é o mesmo de 2020, quando o passeio estreou. Na época, ainda fazia parte do pacote do Trem dos Vales.
Avanço

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, comemora a retomada dos passeios no município. “É uma luta nossa de muitos anos. E é um projeto diferente, que com certeza vai agregar muito para a região”, salienta. Já o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, acredita que o Vale dá mais um passo para se consolidar como destino turístico. “Vamos despontar nos próximos dez anos. Precisamos aproveitar essa onda do turismo que o RS está surfando”, argumenta.

Os dois municípios projetam eventos paralelos no fim de semana do passeio. Roca Sales vai sediar a abertura do campeonato estadual de motonáutica. Já Colinas prepara mais uma edição do Festival de Primavera e organiza novamente o Encontro Nacional dos Papais Noéis.


Trem da Imigração

Datas:

4, 5 e 6 de novembro

Horários:

14h30min e 16h30min (sexta-feira),

9h, 11h, 14h30min e 16h30min (sábado e domingo)

Ingressos: R$ 95 (vagão turístico) e R$ 129 (vagões temáticos)

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: