Jornal Nova Geração

Tecnologia é reforço de peso na volta às aulas com segurança em Estrela

O retorno às aulas na Rede Municipal de Educação ganhou, nesta quinta-feira, um forte reforço no quesito segurança quando o assunto é o combate a Covid-19. Além do respeito aos protocolos sanitários exigidos pela legislação, a Administração Municipal aliou-se ao emprego de moderna tecnologia para que isso ocorra de maneira ainda mais salutar e tranquila para alunos, famílias, professores e equipes de trabalho. Em acordo fechado com a empresa estrelense Medical San, a Secretaria de Educação irá equipar, com 280 aparelhos, todas as salas de aula e outros espaços comuns das 21 escolas municipais com aparelhos geradores de ozônio. O Ozonyx, que já está presente em todo o País, tanto em escala pública como privada, realiza a sanitização de ambientes. Os aparelhos são capazes de eliminar vírus, bactérias e fungos do ar, tornando espaços fechados mais higienizados, salubres e seguros, o que corrobora na investida contra a pandemia.

A negociação entre as partes vem desde o início da gestão, mas nesta quinta-feira (04), em encontro no gabinete do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, foi selado. Na reunião, em também presença dos secretários municipais de Educação, Elisângela Mendes, e da Fazenda, Rodrigo Kich, o CEO da Medical San, Mauro Santos Filho, deu detalhes do avanço que será dado no sentido da sanitização dos espaços, o que é fundamental no processo de bloquear a pandemia. “O ato de investir em tecnologia cientificamente comprovada fortalece a proposta desta gestão pública, gerando uma segurança maior em todos os públicos envolvidos com o retorno das aulas, tanto professores, pais, funcionários e alunos poderão usufruir de um ambiente mais salubre através da oxi-sanitização“, afirma. No início da semana os aparelhos começarão a ser entregues nas escolas, cujas equipes receberão orientações técnicas para seu correto uso.

O desenvolvimento da linha Ozonyx é o resultado de um trabalho de quase duas décadas de pesquisas e testes realizados pelo engenheiro Alberto Valdameri, de reconhecida experiência na área, em parceria com Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates) e outras esferas. “Os geradores de ozônio para oxi-sanitização são tecnologias que transformam oxigênio (O²) em ozônio (O³). Com alto poder oxidante e germicida, o elemento atua na destruição da parede celular de bactérias, fungos, vírus e protozoários, os eliminando, melhorando a qualidade do ar e diminuindo as chances de contaminação”, explica o engenheiro Valdameri. “A parceria entre Medical San, a Univates, a empresa Alvap e a Unicamp de Campinas permitiu a realização de muitos estudos e testes sobre a eficiência do ozônio em suas diferentes utilizações. É um desinfetante viável e ambientalmente correto, o que garante a segurança microbiológica, o que foi comprovado”, atesta.

Através da Medical San, sediada em Estrela, o produto passou a ser comercializado e hoje é utilizado em ambientes particulares como quartos e carros e está presente em grandes empresas privadas e instituições públicas na região, Estado e País, como em redes de hotéis, restaurantes, bancos, aeroportos, shoppings e outros, nos mais diversos locais de circulação e concentração de pessoas. No Estado, o município de Novo Hamburgo já tomou medida semelhante. Foram mais de 3,2 mil aparelhos encomendados.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: