Jornal Nova Geração

Silos e armazéns são privatizados no Porto de Estrela

(Foto: Carlos Eduardo Schneider)

Facilidade no armazenamento e logística de grãos, e melhor custo-benefício para os produtores do Vale do Taquari. Essas são as principais vantagens que a Nutritec, nova operadora dos silos e armazéns, trará ao Porto de Estrela. A empresa assumiu a área que, desde 1978, era de responsabilidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). Na segunda-feira, dia 31, o município assinou o termo de cessão do espaço.

Conforme o presidente da Cesa, João Ervino Fischer, a companhia foi muito importante para o produtor, pois na década de 1970 não havia como armazenar os produtos da cadeia alimentar. “Foi um trabalho muito importante, mas que hoje a livre iniciativa faz melhor, por meio de parcerias com o mesmo custo e prestação de serviços qualificados. Não tem porquê o Estado atuar nesta área”, afirma. A Cesa possuía 24 unidades, que foram extintas pelo governo do Estado. 

Oportunidade

O presidente da Nutritec, Evaneo Alcides Ziguer, destaca que assumir os silos não é um desafio, mas uma grande oportunidade. Para ele, a região possui diversas indústrias que demandam de matéria-prima, assim como em supersafras, o que torna necessária e estratégica a armazenagem de produtos. “Essa aproximação entre o setor público e privado nos dá a segurança necessária para fazer grandes investimentos e com isso revitalizar o Porto”, pontua.

Distrito Industrial

Ziguer adianta que a Nutritec fará um investimento, com recurso próprio, de R$ 10 milhões na construção de uma unidade no Distrito Industrial de Estrela. O projeto aguarda licença oficial de instalação da área de dez mil metros quadrados, pela Fepam. 

Primeira ação para viabilizar o Porto

Evaneo Ziguer, da Nutritec, e prefeito estiveram no Porto na quarta-feira (Foto: Carlos Eduardo Schneider)

O prefeito Elmar Schneider explica que a Cesa é uma empresa do Estado e que o Porto pertencia à União. A área foi municipalizada, mas a companhia estadual continuava na operação. “Conseguimos que o Estado fizesse a parceria com o município e cedesse todo o prédio onde os silos foram construídos”, conta. O chefe do Executivo salienta que este é o primeiro passo de outros que também serão construídos. “O município ganha com isso. É a primeira ação para que possamos viabilizar toda a área deste gigante adormecido, que é o nosso Porto”, sublinha.

Duas empresas se mostraram interessadas: uma de Erechim e outra de Lajeado. Por apresentar a melhor proposta, com aluguel de aproximadamente R$ 53 mil, a Nutritec ficou encarregada pelo serviço de logística e operação dos silos. O contrato de cessão inicial é de seis meses.

Parceria

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Rodrigo Kich, pasta responsável pelo processo, o poder público não precisa executar este tipo de trabalho, porque é o setor privado que move isso. “A parceria público-privada serve para que a gente consiga manter os grãos e dar um uso mais eficaz para a operacionalização”, salienta.

Termo de cessão da área à Nutritec foi assinado segunda-feira (Foto: Larissa Santos)

Benefícios para o agronegócio

A avicultura, suinocultura e os lácteos são as principais áreas do agronegócio em Estrela e, por isso, demandam de um enorme quantitativo de grãos para a produção de rações. Conforme o secretário de Agricultura, Douglas Sulzbach, a instalação da empresa trará diversos benefícios para a região. “Conseguiremos aprimorar as questões estratégicas e de logística. Vamos abastecer e controlar o mercado interno e o estoque de grãos, desta forma será possível competir melhor com outros polos agrícolas”, ressalta. 

Sobre a Nutritec

Fundada em 2009, em Lajeado, a Nutritec atua na área de suprimentos agropecuários – nutrição animal – e logística. Atualmente, conta com 150 colaboradores, com previsão adicional e inicial de mais 15 postos de trabalho em Estrela. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: