Jornal Nova Geração

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Setembro Amarelo reforça importância de valorização à vida 

Em parceria com o município de Estrela, psicóloga Beatriz Iochims promove eventos de conscientização sobre o suicídio

Foto: Karine Pinheiro 

O Setembro Amarelo está inserido no calendário oficial de Estrela desde 2018. É uma campanha de prevenção ao suicídio que alerta sobre a importância de uma rede de apoio para pessoas que possuem transtornos psicológicos. Em parceria com o governo do município, a psicóloga Beatriz Iochims, criadora do projeto Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio, está à frente de ações para conscientizar a população. 

Pontos de atendimento informal ocorrem ao longo do mês para elevar o debate sobre a prevenção à vida. Estes espaços são abertos para que as pessoas contem suas histórias, recebam orientações e esclareçam dúvidas sobre suicídio, saúde mental e atendimento psicológico.  

Decoração

Além destes pontos, decorações que evidenciam a cor da causa foram espalhadas pela cidade. A psicóloga conta que, aos poucos, a população está aprendendo a lidar com o tema. Ainda que seja um tabu, a aceitação sobre o diálogo está crescendo. “Este trabalho dá um resultado bom na comunidade, as pessoas pedem informações e procuram esclarecer suas dúvidas”. 

Nas escolas da rede municipal, o assunto também está sendo discutido. Psicólogas que atendem nas Unidades Básicas de Saúde levam a importância do assunto até as crianças.

Projeto leva informações sobre o tema à população. (Foto: divulgação)
Palestras 

Desde 2017, a psicóloga Beatriz trabalha para que cada vez mais pessoas se informem sobre o assunto. Além dos postos de atendimento informal, Beatriz participa de palestras. Segundo ela, a psicologia e o suicídio ainda são tabus para a sociedade. As pessoas deixam de procurar ajuda profissional por vergonha ou medo de julgamento. 

A psicóloga afirma que as pessoas devem cuidar da saúde mental igual cuidam da saúde clínica. “Às vezes a pessoa está sofrendo e não sabe de onde vem o sofrimento”, destaca. 

As próximas palestras serão nos próximos dias 18, no bairro Imigrantes, dia 24, no bairro Oriental e dia 29, no bairro Nova Morada. Todos eventos serão às 19h30min em locais a definir. Beatriz reforça que este trabalho deve ser feito com a comunidade o ano inteiro, não só em setembro.

Redes de apoio 

A população pode buscar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e por meio da Atenção Básica. Quatro Unidades de Saúde oferecem atendimento psicológico em Estrela: nos bairros Moinhos, Boa União, Imigrantes e Indústrias. Além dos atendimentos individuais, as terapias em grupo nas Unidades de Saúde serão retomadas a partir de outubro.

O secretário da Saúde, Celso Kaplan, reforça que estes espaços estão abertos durante o ano todo, e que no mês de setembro intensificaram as ações de conscientização. “Depois de quase dois anos na pandemia, percebemos uma maior importância no acompanhamento da saúde mental”, ressalta. 

Disque 188

Os pacientes também podem buscar ajuda e orientação pelo Centro de Valorização à Vida, ligando para o número 188. As ligações são gratuitas e podem ser feitas durante 24 horas por dia. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: