Jornal Nova Geração

ESTRELA

Sequência de acidentes motiva abaixo-assinado por mais segurança

Mobilização de moradores do bairro das Indústrias busca diminuir o número de ocorrências em esquina considerada crítica. Governo mantém análise do ponto para eventuais melhorias

Acidentes onde veículos invadem pátios de casas são comuns no cruzamento (Foto: Arquivo Pessoal)

As condições de segurança no trecho próximo ao cruzamento entre as ruas João Inácio Sulzbach e Henrique Uebel preocupam os moradores daquele ponto. Um grupo se reuniu para fazer um abaixo-assinado, para pedir um dispositivo para controle da velocidade. Cerca de 30 pessoas assinaram o documento, que foi entregue aos vereadores.

Uma delas foi a manicure Mônica Winckelmann, 43, que mora há quase 20 anos na esquina entre as vias e relata inúmeros acidentes no local. Parte das grades da residência com cores mais novas em relação às demais revelam as trocas que foram necessárias em função dos incidentes. A rotina é de vigilância constante, sempre que o som de um veículo em alta velocidade se sobressai. “Não posso mais deixar meus filhos brincarem dentro do pátio, porque não tem segurança nenhuma.”

A reivindicação começou no ano passado, quando foi encaminhada uma petição à câmara. A moradora conta que, diante da falta de respostas, surgiu a ideia do abaixo-assinado. “O movimento iniciou pela nossa própria insegurança. Cada semana é um acidente. Que tomem providências pelo número de acidentes que ocorrem.”

Mesmo com sinalização que indica a velocidade máxima de 40 km/h na Henrique Uebel, e placas de pare e faixas elevadas posicionadas na João Inácio Sulzbach, os moradores flagram vários momentos de desrespeito. “Te convido para vir aqui sentar e observar durante uma tarde, que as pessoas não param. É um filme de terror”, diz Mônica.

Em alguns casos, os acidentes são resultado da tentativa de desviar de pedestres. “O último deles o motorista desviou e quase bateu em um poste, para não atropelar uma mulher que vinha na faixa de segurança”, conta Mônica.

A proposta é a instalação de um redutor de velocidade ou mesmo uma lombada, no trecho da Henrique Uebel. O assunto também está em uma indicação do parlamentar Valderês Oliveira da Rosa (PSD), que pontuou um acidente mais grave ocorrido no dia 25 de agosto.

Constante avaliação

O Departamento de Trânsito afirma estar atento ao local. O coordenador do setor, Frederico Diehl, lembrou a existência dos dispositivos em ambas as ruas, mas admite a possibilidade de implementar melhorias, sobretudo para minimizar os excessos. “É realmente uma esquina crítica, que mesmo bem sinalizada os motoristas acabam não respeitando.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: