Jornal Nova Geração

ESTRELA

Seminário reúne profissionais para discutir saúde mental

Evento nesta quarta-feira integra programação do Setembro Amarelo no município

Palestrantes apresentaram sinais e estratégias para lidar com o risco de suicídio na câmara de vereadores (Foto: Marcelo Grisa)

O seminário “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio” reuniu mais de 50 profissionais da rede intersetorial de saúde mental de Estrela. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, na câmara de vereadores. As psiquiatras Clara Rohrsetzer Sfoggia e Luciana Silveira palestram no evento, que tem mediação da enfermeira do Caps especialista em atenção psicossocial, Débora Martins.

Para Clara Sfoggia, é necessário dar ferramentas para que os agentes da rede pública possam reduzir o risco de suicídio na população. “Essa capacidade de reconhecer esse potencial deve ser desenvolvida de forma unificada para que seja possível acolher e fazer o encaminhamento correto”, apontou.

Segundo Luciana Silveira, os eventos técnicos são importantes em uma região como o Vale do Taquari, que tem índices de suicídio que chega ao dobro da média brasileira. “Por isso os serviços da rede pública precisam estar bem preparados, para dar o devido atendimento para a melhora do paciente”, explicou.

A coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ariane Jacques Arenhart, esteve presente ao seminário. Para ela, o fato de o evento reunir a rede intersetorial dá um maior peso à iniciativa. “Promover o cuidado e a atenção à valorização da vida é um papel de toda a comunidade. Dessa forma se qualifica melhor o atendimento prestado pela saúde mental dos cidadãos”, argumentou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: