Jornal Nova Geração

TRADICIONALISMO

Semana Farroupilha é confirmada para 2022 

Neste ano, o evento reuniu de forma virtual e presencial mais de 20 mil pessoas durante os dias de programação. Após sucesso, Estrela já prepara a próxima edição que deve focar na música e gastronomia

Tchê Garotos encerrou a programação da Semana Farroupilha na noite de segunda, dia 20

A programação da 3ª Semana Farroupilha de Estrela encerrou na noite de segunda-feira, 20, e a edição de 2022 já começa a ser preparada no município. O objetivo para o próximo ano é proporcionar acampamentos para empresas e CTGs e focar na música e na gastronomia gaúcha. O evento é promovido pela Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Estrela, em parceria com os CTGs Raça Gaudéria e Estrela do Rio Grande.

Neste ano a Semana Farroupilha iniciou na terça-feira, 14, no Parque Princesa do Vale, e contou com apresentações culturais, oficinas de dança e shows. A estimativa é de que o evento movimentou mais de 20 mil pessoas nas redes sociais e duas mil pessoas de forma presencial nos sete dias de programação.

Conforme a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, o governo municipal utilizou um formato para garantir o controle do público. “Optamos por um local aberto, que permite a circulação de ar e que cada um possa ficar no seu grupo familiar sem estar muito próximo. Este foi um evento teste, até para vermos como se comportam os números (da covid) no município”, afirma.

Faustino convidou Ezequiel de 5 anos, de Cruzeiro do Sul, para subir ao palco e cantar (Fotos: Larissa Santos)

Próximos eventos

A 3ª Semana Farroupilha serviu de exemplo para eventos futuros em Estrela. Segundo Carine, os próximos também devem ocorrer em espaços abertos, com equipes monitorando o público com o auxílio da Defesa Civil. “Continuará sendo um sucesso se mantivermos os protocolos, como a utilização do álcool gel e da máscara. Além disso, equipes de plantão devem orientar a comunidade. Estou feliz de sentir que podemos retomar aos poucos”, salienta. 

Primeiros da fila

O casal morador do Bairro das Indústrias, Iloni Schwingel, de 73 anos, e Roque Durayski, de 71 anos, acompanham a Semana Farroupilha do município desde a primeira edição. “Chegamos uma hora antes de começar os shows e sempre sentamos na primeira fileira. Todos os dias estamos trajados”, conta Roque.

No ano passado, devido a pandemia, o evento foi cancelado. Iloni lembra que colocou um CD com músicas gauchescas para dançar na sala, cozinha ou área de serviço da casa para manter a tradição. Para ela, a edição de 2021 foi positiva. Observa para o cuidado das pessoas, mas ressalta a importância de todos fazerem sua parte. “O coronavírus não atinge só idosos, atinge jovens também, e por isso a necessidade de todos usarem máscara. Isso é amor ao próximo”, afirma.

Iloni Schwingel e Roque Durayski acompanham a Semana Farroupilha desde a 1ª edição
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: