Jornal Nova Geração

SAÚDE

Secretária estadual recebe prefeito de Estrela e discute referência na área de traumato-ortopedia

Arita Bergmann recebeu os pedidos dos gestores municipais e solicitou que seja enviado um plano operativo

Foto: Marcelo Bernardes - SES/RS

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, recebeu na quarta-feira (25/01) o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o secretário municipal de Saúde, Celso Kaplan. Na reunião, foi discutida a viabilidade de que Estrela seja referência regional na área de traumato-ortopedia. Os representantes do município também apresentaram a demanda pela construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, que será analisada pela Secretaria Estadual da Saúde.

A secretária Arita Bergmann recebeu os pedidos dos gestores municipais e solicitou que seja enviado um plano operativo para avaliar técnica e financeiramente a possibilidade do Hospital Estrela se tornar referência regional em traumato-ortopedia para média e alta complexidade. Arita destacou que é necessário descentralizar serviços para atender a demanda reprimida na área.

“Esse é um dos principais gargalos da saúde na região”, comenta o prefeito Elmar Schneider. Atualmente, a referência para Estrela e outros municípios do Vale do Taquari é o município de Canoas. “A região clama pela referência em média e alta complexidade em traumatologia e com isso teremos mais segurança para prestar um serviço de qualidade a população”, explica o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan.

Também participaram da reunião, a diretora do Fundo Estadual de Saúde, Meriana Farid El Kek, a coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rafaela Fagundes, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Estrela, Andressa Traesel.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: