Jornal Nova Geração

INCLUSÃO PELO ESPORTE

Santiago Running promove primeira corrida presencial

Evento ocorre neste domingo, no Parque Pôr do Sol. Largadas serão a partir das 7h15min

Criada em 2018 no Circuito dos Vales, para homenagear Henrique Santiago, equipe conta com mais de 300 atletas (Foto: Ezequiel Neitzke)

Uma das maiores equipes de corrida do Vale do Taquari, Santiago Running promove a 4ª edição da Santiago 24 horas. Neste ano, pela primeira vez presencial. Cerca de 800 pessoas devem participar do evento que tem concentração no Parque Pôr do Sol, a partir das 6h30min, neste domingo.

Um dos promotores do evento, Juliano Santiago destaca que o esporte tem o poder de inclusão e transformar a sociedade. Pensando nisso, a rústica terá corrida com handbikes e com deficientes visuais. “Não se trata apenas de vencer, mas sim de transformar vidas através do esporte”, salienta.

Entre participantes e pessoas que vem para assistir, a comissão organizadora projeta atrair cerca de 800 pessoas à Bom Retiro do Sul. Santiago acredita que a expectativa é a melhor possível, pois quem for até o local do evento poderá assistir a superação dos participantes da rústica. “Iremos aprender muito com aqueles que não desistiram da vida e que acreditam que o melhor dia de suas vidas é o hoje porque ontem já passou e o amanhã ainda virá.”

Outras atrações

Além das corridas. O evento no Parque Pôr do Sul terá feira do Produtor com vendas de frutas, bolachas, doces em compotas e pastéis fritos na hora, feira de artesanato e food trucks. Haverá verificação de pressão arterial aos interessados. Além disso, outras empresas parceiras da corrida estarão expondo seus materiais. Santiago destaca que haverá três fotógrafos no percurso e um drone para captar as melhores imagens dos atletas.

Evolução da Santiago

Criada em 2018 no Circuito dos Vales, para homenagear Henrique Santiago, que tinha o sonho de criar uma equipe de corrida, mas faleceu em um acidente de trânsito. O grupo hoje conta com mais de 300 pessoas no estado e fora dele. “Nunca imaginávamos a proporção que iria tomar, porém graças a dedicação e ao carinho de muitos hoje podemos realizar um evento de grande porte”, destaca.

Desafio 24h virtual

Desde o dia 1º de outubro, mais de 500 pessoas estão participando do Desafio Santiago 24 horas virtual. Elas vem de 40 municípios, três estado e dois países – Brasil e Portugal. Os participantes tem até o dia 29 de outubro para correr ou caminhar por 24 horas, de forma fracionada. O desafio pode ser realizado onde e quando a pessoa quiser, inclusive na esteira ou no rolo de bike. Em 2021 os atletas somaram juntos mais de 50 mil quilômetros.

Santiago comenta que os participantes podem usar qualquer aplicativo de corrida e ao final de cada atividade deve fazer um print. “As postagens podem ser diárias, semanais ou somente no final do desafio. Haverá ranking de acompanhamento de atividades. Os organizadores validarão o print do seu aplicativo.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: