Jornal Nova Geração

ESTRELA

Roubos e furtos caem, mas crescem casos de abigeatos e estelionatos

Dados levam em consideração o mesmo período de 2021. Ações preventivas e ostensivas têm auxiliado no combate à violência

Central conta com 20 câmeras para o cercamento eletrônico da cidade (Foto: Larissa Santos)

Homicídios, roubos e furtos. Entre janeiro e junho de 2022, esses crimes somados tiveram redução de 33%, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de 54 ocorrências, caiu para 36. Já quanto a violência doméstica, foi registrado um delito a menos que em 2021. No entanto, estelionato e abigeato registraram aumento de 22% e 40%, respectivamente.

Conforme a capitã da Brigada Militar (BM), Carmine Brescovit, a diminuição desses casos se dá pelo trabalho do policiamento. Ações preventivas iniciam já na escola, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Também é feito acompanhamento pós-delito pela patrulha, voltado as questões de violência doméstica. “A BM mantém as viaturas em circulação na cidade e aborda pessoas com atitudes suspeita, em atividades preventivas e ostensivas”, afirma.

Segundo Carmine, a maioria dos casos de estelionato ocorrem por redes sociais, telefone e WhatsApp. Um dos motivos do aumento seria, ainda, em decorrência da pandemia, pois diversos serviços ampliaram o trabalho de forma virtual aos clientes. “Em razão disso, os golpistas se aproveitam. Atuamos na parte de orientar e prevenir, além de auxiliar a Polícia Civil (PC) na investigação dos autores dos crimes”, explica.

Ações conjuntas

O secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, ressalta que os números se mantêm e os crimes mais graves, como homicídio e latrocínio, são difíceis de ter. “A preocupação que temos é com o indicador mais alto, de estelionato. Pretendemos usar o nosso setor de comunicação para divulgar os golpes e assim, as pessoas, principalmente idosos, saibam as formas de cuidado”, pontua.

Silva reforça que houve aumento de furtos e roubos no interior. Por isso, em conjunto com a brigada, implantaram a Patrulha Rural. “Está em licitação, vários instrumentos que vamos instalar para ajudar a polícia. No próximo ano, vamos contar com o georreferenciamento em todas as propriedades”, explica.

O Executivo deve adquirir ainda neste ano, duas novas câmeras para o videomonitoramento. Uma deve ser instalado na Rota do Sol, próximo a entrada de Novo Paraíso e Nova Morada, e outra na Linha Delfina. “Queremos fazer o cercamento de toda a cidade, mas aos poucos porque é um investimento alto. Hoje, contamos com 20 aparelhos. Também colocar na Escadaria e no Parcão, um totem com sistema de câmeras em que a pessoa interage com a BM”, afirma.

O secretário anuncia também a licitação de um leitor de placas, para ser instalado até o fim do mandato, na entrada e saída de Estrela. “Qualquer veículo furtado ou roubado a polícia saberá na hora. Ainda, colocamos iluminação de LED no interior e o próximo passo é espalhar pelo resto da cidade. Essa é uma das formas de inibir o crime”, salienta.

Um ano de secretaria

O diretor de Segurança Marcelo de Abreu Fernandes destaca que, neste ano, foi instaurado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. É durante reuniões mensais entre a prefeitura, BM, PC e Polícia Rodoviária Federal que se discute sobre a segurança e os indicadores de crime. “Nosso intuito é apoiar ações entre os órgãos, algo que já trouxe bons resultados”, observa.

Agosto marca um ano em que a Segurança Pública foi instituída na Secretaria de Administração. Fernandes reforça que o setor auxilia em diversas atividades. “Desde a Multifeira a gente colhe resultados excelentes. Não se tem notícias de roubo e furto por conta do planejamento com este olhar voltado a segurança. Vamos seguir com a assessoria nos demais eventos promovidos em Estrela”, frisa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: