Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Rosas da Fazenda valoriza mulheres diagnosticadas com câncer de mama

Projeto fotográfico faz parte das ações alusivas ao Outubro Rosa

Empoderar mulheres que tiveram ou ainda estão em tratamento contra o câncer de mama é o objetivo da 1ª Mostra Fotográfica Rosas da Fazenda. Durante o mês, quadros das sete mulheres fotografadas estarão em repartições públicas e no comércio local para incentivar a conscientização. Alusivo ao Outubro Rosa, o projeto busca divulgar a doença e promover troca de experiências e vivências.

Conforme a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Fazenda Vilanova, Graciela de Azevedo, a mostra fotográfica busca acolher as mulheres que tiveram esse tipo de comorbidade. “Queremos mostrar que é possível vida após o diagnóstico. Quanto mais alertamos, mais prevenimos”, salienta.

Até o dia 10, as fotos devem ficar expostas na prefeitura. Em seguida, passará por pontos estratégicos do município com maior circulação de pessoas. Escolas municipais, Câmara de Vereadores, Posto de Saúde e o comércio fazem parte do roteiro que receberá a exposição.

Mulheres que tiveram câncer de mama foram fotografadas para a 1ª Mostra Rosas da Fazenda (Fotos: Larissa Santos)

Poder da fotografia

A maquiadora Diulia Klein ficou encarregada de maquiar as mulheres, enquanto a fotógrafa Angélica Fell fez os cliques. Segundo Angélica, durante o ensaio se pretendeu mostrar a história, personalidade e força de cada uma. “Pedi para que trouxessem algo que representasse essa trajetória. Algumas trouxeram porta-retratos da família, outras um símbolo de fé. É emocionante ouvir as histórias delas e retratar tudo isso”, conta.

A fotógrafa ressalta que a fotografia tem o poder de aumentar a autoestima e empoderar as pessoas. “Muitas nunca tinham sido fotografadas antes, então elas puderam experimentar isso. Eu mostrava as fotos e elas se emocionaram ao ver o resultado. É lindo, essas mulheres têm orgulho do caminho que percorreram”, afirma.

A fotógrafa Angélica e a maquiadora Diuli ficaram responsáveis por dar “vida” ao projeto

“Só precisamos nos cuidar”

A professora Clair da Costa, de 53 anos, recebeu o diagnóstico em dezembro de 2019 e, atualmente, segue acompanhamento médico. Clair é uma das Rosas da Fazenda e ficou lisonjeada em ser fotografada. “Isso fez com que nossa autoestima melhorasse mais e que a gente conscientizasse outras pessoas para que elas também tivessem esse cuidado”, pontua.
Para ela, a fé, o apoio das pessoas que ama e a medicina trazem a cura. “Às vezes as pessoas acham que quando chega um diagnóstico desses a gente não tem perspectiva de vida, mas tem sim. Só precisamos nos cuidar”, aponta.

Clair da Costa, de 53 anos, recebeu o diagnóstico em dezembro de 2019 e, atualmente, segue acompanhamento médico

Romper tabus

Na segunda-feira, 4, a 1ª Mostra Fotográfica Rosas das Fazenda foi lançada durante evento na prefeitura que reuniu servidores, usuários do Cras e autoridades. O prefeito Amarildo Luis da Silva, e a primeira dama Janete da Silva, fizeram a entrega dos quadros, junto com secretários municipais.

Conforme o prefeito, além de valorizar essas mulheres, o projeto quer romper os tabus em relação ao tratamento do câncer de mama. “Nós temos toda uma estrutura com assistente social, psicólogo e nutricionista que está à disposição delas. Ter câncer não significa morte, mas sim, vida. Basta querer, buscar e se tratar”, ressalta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: