Jornal Nova Geração

COLINAS

Retomada de tradição marca 30 anos da Blumentanzfest

Em preparação à festa que ocorre no mês de setembro, equipe do Centro Cultural Morgenstern volta a plantar mudas de Kalanchoe, considerada flor símbolo do município. Atividade não ocorria desde 2004. Grupos planejam incluir mais costumes antigos na progra

Edição 2023 do evento trouxe o retorno do plantio de flores-da-fortuna (Foto: Divulgação)

A retomada de uma antiga tradição em preparação ao evento do Blumentanzfest marcou o dia 1º de maio do município de Colinas. Em celebração a 30ª edição da Festa da Primavera, o Centro Cultural Morgenstern reuniu os integrantes para plantar mudas de Kalanchoe, considerada flor símbolo da cidade jardim. As plantas são utilizadas para decorar a festa em setembro.

A atividade tradicional ocorreu pela primeira vez em 1º maio de 1992, em planejamento da primeira edição da Festa da Primavera, explica o secretário-geral do Morgenstern, Fabricio Kortz. “Como tivemos um hiato de eventos durante a pandemia, vamos comemorar os 30 anos em 2023. Portanto, decidimos retomar alguns costumes”, afirma. A plantação de Kalanchoe ocorreu pela última vez em 2004.

Ao todo, foram plantadas 310 mudas. Destas, 160 em potes, que vão servir para decorar as mesas do Blumentanzfest, e mais 150 direto no chão do Ginásio do Centro Comunitário de Colinas. A atividade contou com a participação de diversos integrantes do Centro Cultural, entre eles Kindergruppe, categoria de danças com crianças de quatro a sete anos.

“Foi magnífico e emocionante ver essa tradição sendo retomada, reviver esses costumes. Muitas pessoas que participavam antigamente e desta vez puderam participar com os filhos. Também tem pessoas que quiserem plantar as mudas das flores em suas casas. Isso retrata o cuidado com os jardins e com a cidade jardim”, aponta Kortz.

Início

A prática iniciou com os sócios-fundadores do Morgenstern, Edelbert Jasper e Irineo Boettcher. Durante as primeiras edições do evento, as mudas para plantação eram montadas pela dupla. A iniciativa surgiu devido ao cuidado que as pessoas tinham com os jardins no município.
Atualmente, além de Colinas ser reconhecida pelo Estado como Cidade Jardim, também há uma lei municipal que define a Kalanchoe como flor símbolo do município.

30º Blumentanzfest

A 30ª edição da Festa das Flores está prevista para ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Ginásio do Centro Comunitário. O evento organizado pelo Morgenstern leva ao público a história da Menina Flor e o Jardineiro. Durante o evento, grupos folclóricos de danças alemãs de diversos municípios marcam presença, além da tradicional abertura teatral. Em 2022, o evento reuniu mais de 2 mil pessoas.

O que é a Kalanchoe?

É um gênero de plantas suculentas da família Crassulaceae. Sua origem é africana e ela também é conhecida como flor-da-fortuna. Para estarem prontas para a festa, é necessário que sejam plantadas em maio.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: