Jornal Nova Geração

GASTRONOMIA INOVADORA

Queijo temperado com flores

Empresa de Teutônia chama atenção por inovar com novos sabores de queijos temperados e adiciona a lavanda ao cardápio

Jackson Simon Jacobs é sócio da queijaria Dorf, de Teutônia, que produz o inusitado queijo de lavanda. Crédito: Divulgação

O sabor agridoce e a aparência diferente entregam que aquele não é um queijo comum. O tempero foge do habitual e causa curiosidade: “É lavanda mesmo? A flor?”, questionam os clientes. Sim, o queijo da Dorf, queijaria de Teutônia, é de lavanda.

A ideia surgiu como um desafio, quando um produtor das flores, de Morro Reuter, ligou para Jackson Simon Jacobs, um dos sócios do negócio, e disse que desejava fazer o teste. “Eu pensei: por que não? Nós não testamos, não dá para dizer que não vai funcionar”, lembra Jacobs.

O produto foi lançado na OktoberFest, em Santa Cruz do Sul, mas sem alarde. O queijo de lavanda era novidade até mesmo para os produtores, que só sentiram confiança em apostar nele na Expodireto, em Não-Me-Toque, na semana passada.

“Percebemos que tinha muita curiosidade. Mas, de modo geral, 80% de quem provou, levou”, conta o produtor. O sucesso é comemorado pelos empreendedores, que buscaram pela legislação norte-americana, já que a Anvisa não considera a lavanda um produto próprio para consumo humano. “Foi mais burocrático, mas agora tá tudo certo, dentro da lei’.

Outro desafio foi encontrar a receita exata para um produto sem referências. Entre os erros e acertos, era preciso produzir o queijo de lavanda isolado dos demais, para que o sabor não passasse aos outros queijos.

Em busca do diferencial

A Dorf surgiu da necessidade. Entre 2017 e 2018, a família, que até então só produzia leite, sentiu que precisava inovar e agregar valor ao produto para continuar com a sustentabilidade financeira do negócio.

“Buscamos uma mentoria do Sebrae e decidimos que iríamos trabalhar com queijo. Implantamos o negócio em plena pandemia, em 2020 e 2021”. Os primeiros produtos seguiam a tradição colonial. Depois, surgiram os queijos fatiados e os temperados. Os primeiros temperos utilizados foram orégano, tomate seco com manjericão e chimichurri. Aos poucos, o cardápio expandiu e agregou a pimenta, o alho, as ervas finas e a opção sem lactose. Hoje a queijaria oferece também o parmesão.
Conforme o produtor, novidades estão sendo preparadas para a próxima OktoberFest. A queijaria Dorf fica na Linha São Jacó, em Teutônia.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: