Jornal Nova Geração

NEWBORN

Quadros de recém-nascidos trazem cor e amor para hospitais e postos de saúde

O projeto, que é o maior no quesito doação de quadros de fotografias da região, foi desenvolvido pela fotógrafa Angélica Fell. O objetivo é tranquilizar quem visita os hospitais

Angélica Fell fez a doação de mais de 30 quadros com fotografias newborn. Foto: Larissa Santos

Entre corredores, maternidade e sala de parto de hospitais: fotografias de recém-nascidos. As paredes brancas de seis casas de saúde e dois postos de saúde da região receberam a doação de mais de 30 quadros que, a partir de agora, decoram os espaços. A iniciativa faz parte do projeto Retratinhos, desenvolvido pela fotógrafa de Fazenda Vilanova, Angélica Fell, e tem o objetivo de trazer alegria e tranquilidade para quem visita as instituições.

Há 10 anos Angélica atua no ramo. Especialista em fotos de família e recém-nascidos, acompanha e registra momentos desde a gestação, até o nascimento, acompanhamento mensal e um ano de idade. Com o foco em fotografias newborn, há um ano ela criou o projeto Retratinhos. É por meio desse que decidiu doar quadros para expô-los em hospitais.

“É um projeto que estava na minha cabeça há muito tempo. Neste ano, não parei de pensar no quanto a gente precisa do hospital e em como ele é um local hostil. Normalmente você vai por algo que não quer, então as fotos transformam o ambiente”, explica.

O projeto não tem apoiador, portanto o valor para os quadros são desembolsados por Angélica. Como fotógrafa e cidadã, acredita no poder que a fotografia tem para as pessoas. “Na entrega dos quadros pude perceber que o paciente, ao passar pelos locais, ficava encantado com as fotos. Isso acalenta aqueles que esperam por notícias de familiares. É uma imagem que encanta. Não tem como olhar uma foto de recém-nascido e não ficar admirando”, afirma.

Newborn

O newborn é um estilo de fotografia feito, geralmente, entre o 5º e o 10º dia de vida do bebê. Segundo Angélica, a técnica é recente na região e tem o objetivo de eternizar o momento do novo pai, da nova mãe e daquela nova família completa. “Quando se tem um bebê os primeiros dias são intensos, de adaptação. Com a fotografia newborn é possível reviver cada detalhe do bebê. É um valor que não se mede, não tem preço”, salienta.

De olho no próximo ano

Este é o maior projeto de doações de quadros do Vale do Taquari. A proporção foi maior do que a fotógrafa esperava e imaginava. Duas instituições devem receber quadros ainda em 2021. Com os eventos de final de ano, novas doações podem ser feitas em 2022.
“Não tem investimento só em dinheiro, mas de tempo também para escolher cada foto, pedir autorização dos pais, fazer e receber os quadros, visitar os locais e acompanhar a instalação. É um projeto que neste ano se encerra, mas que continua no próximo, até pela quantidade de postos de saúde e hospitais que tem na região”, ressalta.

Lembrança

Lino da Rosa, de 53 anos, mora no bairro Conceição, em Fazenda Vilanova. Ele reparou na imagem que estava no corredor da Unidade Básica de Saúde do município. “Tenho netos e olhar as fotos me traz lembranças. Saudades de quando as crianças eram pequenas assim. São imagens bonitas. É bom que existam fotos assim para recordar”, afirma.

Lino: “Tenho netos e olhar as fotos me traz lembranças”. Foto: Larissa Santos
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: