Jornal Nova Geração

ESTRELA

Projetos de Iniciação Científica em destaque no Colégio Martin Luther

Nesta semana, o Colégio Martin Luther, de Estrela, promove a Mostra de Trabalhos do “CML Investiga”

Estudantes apresentam trabalhos científicos em evento para despertar o apreço pelo fazer científico (Foto: Divulgação)

Três grandes projetos compõem o currículo escolar do CML, escola associada à Rede Sinodal de Educação, com 118 anos dedicados ao ensino e à formação de crianças e jovens em cidadãos do mundo. Um deles chama-se “CML Iinvestiga” – projeto de iniciação científica, que envolve os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, os alunos realizam diversas atividades práticas em sala de aula, para que possam testar as aprendizagens através de experimentações e assim, despertar desde pequenos, o gosto pelo fazer científico. A coordenadora pedagógica Raquel Cristina da Costa, destaca que “essas atividades são adaptadas para cada faixa etária, envolvendo desde os bebês até as crianças maiores dos grupos da Educação Infantil. Os trabalhos desenvolvidos por essas turmas partem do interesse de cada grupo, em situações vivenciadas no seu cotidiano”.

Já os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio são desafiados, a partir de um tema, a produzir uma pesquisa baseada em um questionamento. A coordenadora pedagógica Karin Kern destaca que “quando o aluno é instigado a produzir algo, ele demonstra maior envolvimento e motivação”. Os professores orientadores acompanham o desenvolvimento das etapas científicas de cada projeto, dialogando com os alunos sobre os caminhos da pesquisa.

As pesquisas concluídas são submetidas a uma banca de professores e o evento é aberto à comunidade escolar. Neste ano, a mostra receberá a visita de centenas de alunos de 9º ano, advindos das escolas públicas de Estrela e cidades vizinhas, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Segundo o diretor Luciano Egewarth, “o sucesso do CML Investiga se traduz no envolvimento e na dedicação dos alunos e professores na realização das pesquisas. Também é muito importante destacar e reforçar a parceria das famílias das famílias que apoiam e vibram com as produções de seus filhos”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: