Jornal Nova Geração

COLINAS

Projeto visa adaptar espaços públicos para as crianças

Termo de adesão do programa Urban 95 foi assinado pelo prefeito em 20 de abril. O nome da iniciativa faz referência aos 95 centímetros, altura média de uma pessoa com três anos de idade. Iniciativa afirma compromisso com a Primeira Infância

Termo de adesão foi assinado nesta semana (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de transformar a cidade em um espaço adaptado às crianças, o prefeito Sandro Herrmann assinou o termo de adesão ao programa Urban 95. Com presença de diversos alunos da rede de ensino, o evento ocorreu na Emei Pequeno Mundo e contou com a presença da vice-prefeita Regina Beatriz Sulzbach, vários secretários municipais, professores e colaboradores da área da educação e da saúde.

A Urban 95 é um programa da fundação holandesa Bernard Van Leer que tem como objetivo tornar as cidades mais amigáveis para as crianças, colocando-as no centro das políticas públicas. Por meio de mudanças estruturais, a iniciativa busca criar ambientes urbanos mais seguros, acessíveis e saudáveis para, incluindo melhorias nas calçadas e criação de espaços públicos para brincadeiras. Além disso, o projeto trabalha para melhorar o acesso aos serviços básicos, como educação e saúde, e incentiva a participação das crianças nas decisões que afetam suas vidas.

O nome “Urban 95” vem da altura média de uma criança de três anos, que é cerca de 95 centímetros. Nessa idade as crianças começam a interagir com o ambiente urbano e explorar a cidade, sendo necessário oferecer um ambiente urbano seguro, acessível e saudável para elas nessa fase de desenvolvimento.

A rede Urban 95 é uma estratégia que tem sido implementado em diversas cidades do mundo, como Amsterdã, Buenos Aires e Nova York. No Brasil, o programa tem ganhado destaque em cidades como São Paulo, Recife e Fortaleza, somando um total de 27 cidades brasileiras. Neste ano Colinas, ao lado das capitais Belo Horizonte e Salvador, se juntou a essa rede de cidades que buscam tornar o ambiente urbano mais amigável para as crianças.

Ao se tornar uma cidade Urban 95, Colinas reafirma seu compromisso com a Primeira Infância. A iniciativa tem o poder de transformar a vida de muitas crianças, assegurando um futuro mais saudável e feliz para elas, através da construção de uma cidade mais sustentável e justa para todos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: