Jornal Nova Geração

COLINAS

Projeto vira exemplo em seminário sobre primeira infância

Trabalho de escuta infantil é referência para outros municípios. Objetivo do evento internacional foi debater políticas públicas a crianças

O projeto “Colinas Mil Dias – para mudar uma vida inteira” foi apresentado no 8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, com o tema “Avanços e Desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia”, nessa quarta-feira, 30.

O evento organizado pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, que ocorreu de forma híbrida, reuniu diversos especialistas para debater políticas públicas para crianças. O projeto de escuta infantil foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo prefeito Sandro Herrmann.

A secretária de Saúde, Angelita Herrmann, destaca que o Mil Dias é referência para outros municípios do país. De acordo com ela, durante a apresentação do seminário, o município explicou como funciona cada fase do projeto, desde o acompanhamento da gestação até a fase de escuta qualificada. “Isso chamou a atenção dos congressistas, eles ficaram empolgados para ver nossos resultados”, afirma.

Em continuação ao projeto, as crianças solicitaram uma Audiência Pública com o prefeito para solicitar melhorias, tanto nas praças, quanto nas escolas. “A partir das oficinas de escuta, iniciamos uma reforma em uma praça. Perguntamos a eles o que gostavam e o que achavam que deveria ser mudado. Todas as decisões foram tomadas em consenso”, relata a secretária.

Para a coordenadora de Saúde, Ana Jasper, o evento é importante por incentivar que a sociedade dê voz às crianças. “Todas essas ações foram apresentadas no seminário. Assim elas constroem pensado por elas. Para o município é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que estamos desempenhando a favor da primeira infância em diversos setores”, destaca.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: