Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Projeto remonta teatro do século XVII nos bairros

Projeto Palco Mambembe II entra na reta final, circulando em bairros de Estrela, Encantado, Venâncio Aires, Lajeado e Bom Retiro do Sul

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul apresenta o Projeto Palco Mambembe II, por meio do Teatro Social, com sede em Teutônia. O projeto remonta o teatro mambembe de séculos atrás, quando as famílias de artistas chegavam nas cidades com as carroças que eram o meio de transporte, o palco e a própria casa.

Além do fator histórico, o projeto tem o propósito de ir até os bairros e espaços que não costumam receber arte. Por isso, a programação pode encaixar-se em eventos já tradicionais na cidade como no caso de Lajeado, no Parque Ney Santos Arruda, onde as apresentações serão em espaços de grande circulação de público, mas também de fácil acesso para a população.

Foto: Divulgação

Pode ocorrer ainda a criação de um palco mambembe em local inusitado e pouco aproveitado, como no caso de Santa Cruz do Sul, onde o desfile e a apresentação do espetáculo serão no bairro Bom Fim, em Encantado, em frente ao Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, e em Estrela no pátio da Escola Estadual Vidal de Negreiros.

O coordenador do projeto e diretor do Teatro Social, Antônio Lopes, afirma que o projeto traz experiências pouco usuais nos dias de hoje. “A gente sabe que o artista teatral prefere o palco, com pernas, coxias, rotunda e proscênio, mas o que fazemos aqui é diferente. Na arena, há a proximidade com o público, sentimento e expressão da arte nos locais de circulação comum do dia a dia”.

Sobre o Teatro Social

O Teatro Social Tio Tony foi fundado em 1988 no município de Montenegro-RS, inicialmente com o nome de Teatro Jovem de Montenegro, depois passou a ser conhecido como Cia de Teatro Tio Tony e mais tarde, definiu-se por Teatro Social Tio Tony. Atualmente está sediado em Teutônia/RS e atende demandas teatrais de toda a região sul do país. Tem como objetivo avaliar conflitos sociais, discutir e realizar montagens de espetáculos teatrais a partir do resultado das pesquisas.

O propósito maior é a luta pela transformação social através da arte. Mantém espetáculos circulantes abordando temas, que muitas vezes são tabus, com ética e respeito, sendo eles: a violência contra mulheres e crianças, uso de drogas, bullying, preconceito racial, ecologia. Além disso, traz temas leves e encantadores, que renovam a esperança do público, com aventura de sonhadores solitários.

Os grandes espetáculos de teatro sacro, apresentados ao ar livre, envolvem a formação de elenco misto e oferecem a oportunidade de a comunidade local receber oficinas teatrais e subir ao palco de uma superprodução e aprender com elenco experiente. O Teatro Social acredita na cultura e busca despertar nas pessoas o que elas têm de melhor: as sensações humanas de esperança.

 

Sobre Palco Mambembe II

Secretaria de Estado da Cultura Apresenta: Palco Mambembe Módulo II

Financiamento: PROCULTURA / Governo do RS

Edital SEDAC- FAC Artes do Espetáculo

 

Apresentações do projeto:

Teutônia: 19/08 – sábado – 16h – desfile mambembe com a carroça cênica pelo Bairro 8. 19h – espetáculo teatral “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante”, em frente ao CCT Querência Amada.

Bom Retiro do Sul: 25/08 – sexta-feira – 14h30min – desfile mambembe com a carroça cênica, pelo centro na Avenida Senador Pinheiro Machado. 15h – espetáculo teatral “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante”, Parque Pôr do Sol (em caso de chuva será ao lado no prédio do CTG Querência da Amizade)

Venâncio Aires: 26/08 – Sábado – 8h30min desfile mambembe com a carroça cênica, 10h30min – Espetáculo dom Quixote O Cavaleiro andante, 11h Bate papo Teatral sobre a História do Teatro mambembe no Brasil – Bairro Coronel Brito, em frente Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 De Maio.

Encantado: 05/09 – terça-feira – 8h30min – desfile mambembe com a carroça cênica, passando pelas ruas principais do centro da cidade. 10h – apresentação do espetáculo “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante” em frente ao Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini. 10h30min – Bate papo Teatral sobre a História do Teatro mambembe no Brasil.

Estrela: 05/09  – terça-feira – 14 horas – desfile mambembe com a carroça cênica, saída em frente ao Parque Princesa do Vale.  14h30min – espetáculo teatral “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante” no Pátio da EEEM Vidal de Negreiros, 15h30min – Bate papo Teatral sobre a História do Teatro mambembe no Brasil. 16horas – Oficina de teatro dadaísta para professores

Encerramento em Lajeado – 10/09 – domingo -15h30min – desfile mambembe com a carroça cênica, passando pelas ruas principais do centro da cidade, 19h -apresentação do espetáculo “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante”, 19h30min – Bate papo Teatral sobre a história do teatro mambembe no Brasil.

Live sobre produção cultural: Dia 04/09 – segunda-feira – 18h. Na página do Facebook do Teatro Social Tio Tony.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: