Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Projeto “Me formei! E agora?” incentiva alunos do ensino médio a ingressarem nos ensinos superior e técnico

Acadêmicas dos cursos de licenciatura da Univates e moradoras de Imigrante promovem ações com turma do 3° ano da EEEM 25 de Maio

Com o objetivo de auxiliar os estudantes egressos do Ensino Médio a ingressarem nos Ensinos Técnico e Superior, duas alunas dos cursos de licenciatura da Universidade do Vale do Taquari (Univates) criaram o projeto “Me formei! E agora?”. 

As acadêmicas Kauane Haberkamp, do curso de Letras, e Rafaela Carminatti, do curso de Pedagogia, têm o propósito de ajudar as turmas de 3° ano do Ensino Médio a encontrarem uma área de atuação e seguirem na especialização por meio do estudo. Assim, os estudantes podem reconhecer uma oportunidade de crescimento profissional. 

O projeto, que é uma proposta de extensão universitária, ocorre na Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, com a turma noturna do 3° ano. “Escolhemos trabalhar neste território porque percebemos que, além de muitas dúvidas em relação ao Ensino Superior, os estudantes deste turno têm pouca perspectiva de continuar os estudos após a conclusão do ensino básico”, explica Kauane.

Kauane Haberkamp (Arquivo Pessoal)

Rafaela relata que a ideia do projeto surgiu de vivências passadas pelos acadêmicos durante o Ensino Médio. “Inquietações, dúvidas e anseios em relação a que caminho seguir após a formatura eram características que nos rodeavam na época”.

As ações foram desenvolvidas para serem aplicadas em cinco períodos de aula, com atividades de autoconhecimento, compartilhamento de experiências e questões norteadoras sobre futuro e carreira. “Pensamos que seria interessante mostrar a eles que dar continuidade aos estudos pode ser uma opção que os ajude a trilhar um caminho de sucesso profissional”, afirma Rafaela. 

Rafaela Carminatti (Arquivo Pessoal)

A aluna Talita Vieceli, 21, reconhece que o projeto ajudou na decisão de seguir nos estudos e encontrar uma área de atuação. “Eu tinha dúvidas sobre cursar algo depois da escola, mas depois dessas aulas vou continuar estudando”, declara. Talita pretende fazer curso técnico em Massoterapia. 

A expectativa que fica entre as acadêmicas é que os alunos se mantenham motivados em estudar. “Gostaria de vê-los na Universidade, fazendo cursos e sendo meus colegas de trabalho”, destaca Kauane. Com o projeto sendo finalizado, elas esperam que os estudantes tenham percebido a importância de focar na carreira profissional. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: