Jornal Nova Geração

COLINAS

Projeto fortalece vínculos e promove saúde e bem-estar

“Encontros com você” oferecem atividades físicas, artísticas, manuais e culturais à comunidade

Ampliar o olhar sobre os grupos de fortalecimento de vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e terapêuticos da Secretaria de Saúde, além de aumentar a autoestima e promover encontros sociais. É com esse objetivo que Colinas desenvolve o projeto “Encontros com você”. A ideia é oferecer e intensificar, a partir de agora, atividades físicas, artísticas, manuais e culturais para a comunidade.

Conforme a secretária da Saúde e Assistência Social e Habitação, Angelita Herrmann, com a melhora do quadro pandêmico, diversos grupos que estavam suspensos retornaram. “Nada melhor que utilizar esse momento para espaços de encontros conosco e com os outros. A partir da arte, atividade física, do saber e do conhecimento, queremos promover o bem-estar físico, mental, social e espiritual”, afirma.

Angelita explica que, a partir do diagnóstico epidemiológico, se viu a necessidade de desenvolver atividades de saúde mental e mobilidade. Com isso, foi elencada uma série de possibilidades de oficinas e grupos. “Está aberto um chamamento público e os oficineiros interessados podem se cadastrar para ofertar os serviços a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Suas (Sistema Único de Assistência Social”, pontua.

Atividades

Dentre as oficinas desenvolvidas estão pilates, ginástica funcional, caminhadas orientadas, alongamento, reforço ortopédico e dança sênior. O artesanato de rua, em que se faz a confecção das decorações de páscoa, natal e primavera, foram reforçados para este ano, assim como a arte livre. Estão sendo ofertadas também oficinas de fios, com o bordado, tricô e crochê, e de pintura em tecidos e telas. Também são oferecidas atividades semanais de canto e instrumentos musicais. A novidade a partir de maio, será a capoeira para os adolescentes.

A secretária ressalta que toda a comunidade de Colinas pode participar, indiferente da idade. Para isso, deve se inscrever no Cras. “Todos os dias proporcionamos algumas atividades para que as pessoas saiam de casa. Essa é uma prática de saúde mental, fortalecimento de vínculos e convivência. Como município, somos responsáveis pela atenção primária e pela promoção e prevenção de doenças. Por isso, também precisamos desenvolver essas políticas intersetoriais e integradas, pensando na saúde de uma forma holística”, salienta.

Informações sobre o projeto podem ser obtidas de forma presencial ou pelo WhatsApp do Cras (51) 9534-3806.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: