Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Projeto de Estrela será apresentado em feira nacional de sustentabilidade

Intitulado de “Verde Urbano” iniciativa objetiva mitigar efeitos das fortes chuvas e promover a drenagem

Representantes da Sedis detalham projeto em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Rodrigo Gallas)

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) é um dos 10 municípios com projetos selecionados pela World Resources Institute (WRI) em sua unidade no Brasil, para participar do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades. Trata-se do primeiro programa com esse objetivo no país e o município é o único representante do Rio Grande do Sul.

Até agosto uma série de mentorias online estão sendo realizadas com as três técnicas da Sedis que, por iniciativa própria, inscreveram a proposta. No início de fevereiro elas irão ao Rio de Janeiro participar de um hub de cocriação, quando as cidades selecionadas realizam atividades práticas de forma colaborativa e fazem uma visita técnica a uma solução implementada. Ao final de todas as etapas somente dois projetos serão os selecionados para receber apoio aprofundado até 2024.

A diretora de Meio Ambiente Tanara Schmidt, a bióloga Paula Braga Fagundes e a geóloga Evelin Schnorr detalharam o assunto em entrevista ao programa O Vale em Pauta,  da Rádio A Hora 102.9. Denominado “Verde Urbano”, ele tem por objetivo mitigar localmente os efeitos das fortes chuvas promovendo a drenagem sustentável, bem como a redução de ilhas de calor.

Sua implementação ocorreria nos bairros Centro e Oriental, com a instalação de jardins de chuva e a construção de biovaletas para reduzir alagamentos. “A ideia é executar o SBN no Parque Princesa do Vale e na Rua dos Marinheiros, locais que costumeiramente sofrem quando há fortes chuvas”, ressalta Tanara. A coordenadora lembra que além de promover qualidade de vida o projeto oferece uma solução atrativa em paisagismo.

Assista a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: