Jornal Nova Geração

ESTRELA

Projeto de Estrela participa de encontro de cocriação em Niterói, Rio de Janeiro

Representantes de dez projetos, de sete estados brasileiros, compartilham experiências e conhecem as soluções baseadas na natureza do Parque Orla de Piratininga

Crédito: Diego Padilha/WRI Brasil

Um encontro em Niterói (RJ) nos dias 6 e 7 de fevereiro coroou o início das atividades de capacitação do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades do WRI Brasil. Durante os dois dias do evento a bióloga Paula Braga Fagundes e a geóloga Evelin Schnorr, da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, estão entre os 23 representantes dos dez projetos acelerados. Os participantes compartilharam desafios e soluções de suas cidades e realizaram uma visita técnica ao Parque Orla de Piratininga, projeto urbano de soluções baseadas na natureza da cidade fluminense.

Este foi o primeiro encontro presencial entre participantes dos projetos acelerados de quatro regiões do Brasil. No primeiro dia, a Geasa Engenharia, consultoria especializada em projetos de SBN que apoia a capacitação das cidades, promoveu um hub de cocriação. “A dinâmica proporcionou uma troca intensa e enriquecedora entre os projetos. Em um curto espaço de tempo, as cidades puderam compartilhar soluções e perspectivas para problemas comuns”, explica Magdala Satt Arioli, coordenadora de Financiamento e Economia Urbana do WRI Brasil.

O segundo dia de evento foi marcado pela visita ao parque multifuncional Orla de Piratininga, conduzida por Dionê Marinho Castro, coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, além dos especialistas em SBN Pierre-André Martin e Cecília Herzog. Os participantes conheceram trechos do parque multifuncional, incluindo jardins filtrantes que purificam as águas pluviais que desaguam na Lagoa de Piratininga. Após a visita, o grupo assistiu a um painel que contou também com a presença de Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói, Henrique Evers, gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Juliana Baladelli Ribeiro, gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário.

Soluções baseadas na natureza (SBN) têm se difundido globalmente como abordagens custo-efetivas para tornar as cidades mais resilientes e inclusivas, ao mesmo tempo em que mitigam os riscos de desastres, sobretudo nas áreas mais vulneráveis. Mas, no Brasil, a falta de recursos e o aspecto inovador dessas soluções desafiam os proponentes de projetos e barram o acesso ao financiamento necessário para a implementação.

O Acelerador de Soluções baseadas na Natureza em Cidades do WRI Brasil busca mudar esse cenário. Até agosto de 2023, o programa está oferecendo capacitação e mentoria a 10 projetos urbanos de SBN em estágio inicial, para aumentar suas possibilidades de financiamento e implementação. Busca-se, assim, promover casos de sucesso de SBN urbanas, que inspirem outras cidades brasileiras a incorporarem a natureza como parte de suas estratégias de desenvolvimento sustentável, resiliência e inclusão.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: