Jornal Nova Geração

COLINAS

Projeto Colinas 1000 Dias já atendeu 50 crianças

Ação do governo desenvolve atividades que auxiliam na evolução da criança, além de fortalecer vinculo familiar

Com o objetivo de acompanhar os primeiros mil dias da criança, período que engloba a gestação e os dois primeiros anos de idade, o Projeto Colinas 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira promove atividades que auxiliam no desenvolvimento infantil e fortalecem o vínculo familiar.

De acordo com a secretária da Saúde e Assistência Social e Habitação, Angelita Herrmann, os mil dias são chamados de “janela de oportunidades”, que é um dos momentos onde a criança mais aprende. “Por isso, é importante criar hábitos saudáveis desde o início, e precisamos apoiar as famílias nisso”. Desenvolvido com base cientifica, o programa busca identificar quais são essas necessidades.

O projeto oferece um cronograma voltado para a saúde e evolução do bebê. Estão garantidas as vacinas, teste do pezinho, consultas com pediatra, dentista e nutricionista até os dois anos. Além disto, há atividades sensoriais, como sling, pilates baby, com pais e mães, que visam buscar a integração e desenvolvimento familiar.

Todas as mulheres e crianças do município têm acesso aos recursos oferecidos. A partir do momento que a gestante apresenta o exame positivo de gravidez, ela recebe um cronograma de consultas com a equipe multiprofissional. Entre os atendimentos oferecidos, estão consultas pré-natal, testes rápidos de HIV e sífilis para a gestante e o parceiro, e consultas odontológicas. Estes serviços estão de acordo com os indicadores do programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.

Além disso, as voluntárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), produzem um enxoval.
Luciana Barrow, 40, é mãe das pequenas Rafaela, de 2 anos, e Eduarda, de 12 anos. Ela participa do projeto desde o início da segunda gestação e afirma que encontrou acolhimento e atenção. “Foi um porto seguro, mesmo que eu não precisasse, eu sabia que teria a quem recorrer”.

Conforme Luciana, além de contribuir com o crescimento do bebê, as atividades auxiliam os pais a ter uma visão melhor sobre a criação dos filhos. Ela relata que a filha mais velha também participou das atividades e passou a enxergar sua importância como irmã mais velha. Até o momento, cerca de 50 crianças foram atendidas pelo projeto.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: