Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Projeto busca conscientizar sobre a violência doméstica

Atividades marcam o Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher. Programação contará com palestras, debates e ações em espaços públicos e privados

Projeto de Ângela Bilhar foi aprovado pela câmara na sessão dessa segunda (Foto: Larissa Santos)

Alertar sobre os tipos de violência e as discriminações em torno de questões de gênero. É com esse objetivo que foi instuído 25 de novembro, como o Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher. Aprovado pela câmara de vereadores na segunda-feira, 8, o projeto tem como intuito promover palestras, debates e ações em espaços públicos e privados.

Segundo a vereadora e autora do projeto, Ângela Bilhar, muitas mulheres estão expostas às violências físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais. Dentro desta realidade, algumas possuem medo de denunciar e outras não percebem que são vítimas. “Queremos dar a oportunidade delas falarem e denunciarem. São atividades que ocorrem no dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, mas também durante todo o ano”, salienta.

Conforme a vereadora, em janeiro já foi criado a Semana Municipal da Mulher, que ocorre em março. A ideia é trabalhar essas datas nas escolas, com folders, pois a própria criança pode ajudar a denunciar casos. “Muitas pessoas acreditam que esses crimes não existem aqui, mas sim. Neste primeiro semestre, 15 casos de violência foram registrados. Precisamos colocar o assunto no dia a dia das pessoas”, afirma.

Tem Saída

Ângela lembra que em novembro de 2021, foi feita uma indicação ao Executivo para colocar em prática o programa Tem Saída. O projeto consiste em, após receber atendimento dos órgãos de justiça e segurança pública, as vítimas de violência doméstica são encaminhadas a assistência social do munícipio, que auxilia na inserção do mercado de trabalho. “É mais uma ferramenta para capacitar e oportunizar emprego para as mulheres que saem de ciclos de violência, e precisam de ajuda”, frisa.

Até o momento, não houve retorno do Executivo quanto a disponibilizar o programa.

Violência doméstica de janeiro a junho de 2022 em Fazenda Vilanova
  • Ameaça – 8
  • Lesão Corporal – 6
  • Estupro – 1
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: