Jornal Nova Geração

ESTRELA

Proerd forma 426 alunos de 14 escolas

Estudantes receberam o certificado do programa, em solenidade realizada nessa quarta-feira, 8, no Parque Princesa do Vale

Valorização da vida e combate às drogas e a criminalidade. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou, nessa quarta-feira, 426 alunos de 14 escolas da rede pública e privada. A solenidade ocorreu no Parque Princesa do Vale e reuniu famílias e autoridades. Desenvolvido por cinco instrutores da Brigada Militar (BM), o programa teve 10 encontros, de maio a dezembro. No Vale do Taquari, Estrela é o município com o maior número de formandos em 2021.

Conforme a capitã da Brigada Militar e coordenadora regional do Proerd, Carmine Brescovit, em janeiro e fevereiro o currículo foi atualizado para o sistema híbrido. Para ela, o programa é o “carro-chefe” da prevenção. “Inicia com algumas lições e orientações. No entanto, depende da comunidade escolar e do incentivo da família. Nos últimos anos, o tema de casa do Proerd é chamado de ‘conversas em família’, em que geramos provocações para os pais conversarem com os filhos. É assim que criamos futuros bons cidadãos”, afirma.

Segundo o vice-prefeito João Schäfer, os ensinamentos da BM para esses mais de 400 alunos é motivo de felicidade. “São crianças que amanhã serão adolescentes e adultos, mas tiveram durante a infância um diferencial, uma educação como essa. Toda a comunidade ganha com isso”, observa.

Orientação

Há 23 anos o programa é feito no estado. Em Estrela, desde 2006. De acordo com a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cássia Benini, o Proerd não se restringe à educação das crianças, mas sim das famílias. “As crianças levam a mensagem da BM para os pais, o que torna uma educação familiar. A orientação que os instrutores passam é de extrema importância para os nossos estudantes”, destaca.

Para a secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, o programa agrega ao trabalho já realizado nas escolas. “A gente observa uma diferença no comportamento das crianças. Quem passa pelo Proerd tem mais presente as questões de respeito, disciplina e organização. É um grande projeto. Gostaria de estender para mais faixas-etárias, dada a importância e o impacto que este programa tem na prática”, ressalta.

Segurança

Os gêmeos Mateus Augusto e Gustavo Henrique, de 11 anos, são alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer e possuem deficiência visual desde os 6 anos. Com curiosidade, tocaram o mascote do Proerd. Desta forma, conheceram as características do leão que divertiu as crianças durante a formatura.

A mãe, Marli Scheeren Kich, se sente feliz e segura pelos filhos terem feito o programa. “Eles fizeram caça-palavras e atividades sobre o bullying nas aulas. É muita emoção ver isso”, afirma.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: