Jornal Nova Geração

ESTRELA

Procissão leva imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ao Rio Taquari

Evento organizado pela comunidade da Linha Figueira, do interior de Estrela, ocorre na manhã deste domingo, 5. Caminhada, missa e almoço fazem parte da celebração em homenagem à santa

Celebração inicia no Parque da Lagoa e segue até Bom Retiro do Sul. Crédito: Divulgação

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado em 2 de fevereiro, a comunidade da Linha Figueira, de Estrela, prepara a primeira procissão fluvial de Navegantes. O evento ocorre no domingo, 5, e conta com 14 embarcações para acompanhar a santa pelas águas do Rio Taquari.

A celebração inicia com o transporte da imagem, que terá saída do Parque da Lagoa, em direção a Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul. Após, a imagem será conduzida em procissão terrestre até a comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes da Figueira, por um percurso de aproximadamente 5 quilômetros. Na chega à igreja ocorre a missa, seguida de almoço e reunião dançante.

Integrante da comunidade, Regina Mallmann foi a responsável por organizar a celebração. Segundo ela, o evento em homenagem à santa ocorreu por mais de 70 anos em forma de carreata, no entanto a capela esteve fechada durante sete anos. Ela destaca que desde a reabertura da comunidade em 2017, a ideia de retomar o evento era avaliada.

“Esse momento é de muita gratidão e expectativa. Tivemos o apoio de muitas pessoas para colocar essa comemoração em prática. É um momento para colocarmos trabalharmos nossa fé e nossa espiritualidade”, comenta Regina. A representante da comunidade também ressalta as obras feitas na capela e no salão após a reabertura.

O evento está previsto para iniciar às 8h, com chegada em Bom Retiro do Sul por volta de 9h45min. “Iniciamos com a previsão de três barcos e já temos mais que o dobro. Quem quiser participar, pode levar o barco, desde que a documentação e habilitação estejam em dia. Também temos ingressos disponíveis para o almoço”, explica a organizadora do evento.

O objetivo da comunidade é transformar a celebração nas águas em uma tradição no município. Com a criação da procissão, Regina acredita que a atuação da igreja será fortalecida. Nossa Senhora dos Navegantes é considerada protetora dos marinheiros, pescadores e viajantes das águas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: