Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Procissão fluvial mobiliza cerca de 500 fiéis para exaltar a santa padroeira do Brasil

Pela primeira vez, a homenagem a Nossa Senhora Aparecida passou pelas águas do Rio Taquari. A imagem teria sido encontrada por pescadores em 1717, às margens do Rio Paraíba, em São Paulo

Caminhada até a capela durou cerca de uma hora (Foto: Karine Pinheiro)

A festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida contou com novidades e movimentou mais de 500 fiéis na manhã dessa quarta-feira, 12. A primeira procissão fluvial pelas águas do Rio Taquari teve mais de 20 barcos. Em um deles, a imagem da santa guiava o caminho. A saída ocorreu no Parque da Lagoa e o percurso seguiu até o Cais do Porto de Estrela.

Após, houve uma caminhada até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro das Indústrias, celebração da missa, animação do coral e sorteio de rifa. A comemoração à santa foi organizada pela comunidade. A história da santa, que teria sido encontrada às margens de um rio em São Paulo, emocionou os fiéis.

Procissão fluvial

A imagem da santa passou pelas águas do Rio Taquari pela primeira vez. O padre da Paróquia São Cristóvão, Elias Rech, destaca que a ideia foi bem acolhida pela comunidade. “Essa iniciativa faz alusão às origens da santa. Então foi uma bela forma de homenageá-la, porque ela nos acompanha em todas as nossas aflições e que ela intercede por nós”, comenta.

Idealizadora da novidade, Clair Wink, de 62 anos, conta que ficou muito feliz em ver muita gente reunida, porque foi uma iniciativa diferente. Ela afirma que a emoção foi grande ao ver tantos fiéis demonstrando sua fé e acredita que o evento irá virar uma tradição. “O objetivo é dar continuidade à procissão fluvial. Eu sou devota de Nossa Senhora há muitos anos, a emoção que senti hoje é indescritível.”

“Agora sou a guardiã dela”

Devota de Nossa Senhora desde pequena, Neiva Jaquet, de 65 anos, participou pela primeira vez da procissão em Estrela. Durante todo o percurso, ela carregou nas mãos a imagem da santa, que encontrou em uma lata de lixo há cerca de um mês, no bairro Pinheiros. “Aproveitei para trazer ela na procissão. Agora eu sou a Guardiã dela”, afirma.

Neiva acredita que foi sua crença que a levou até a imagem. Ela conta que muitas pessoas devem ter passado pelo local. No entanto, ela levou para sua casa e cuidou. “Acendi umas velas e sigo cuidando. Rezo todos os dias para a santa”, relata. Ela destaca que após ter encontrado a imagem, sua devoção aumentou mais ainda.

A imagem fica disposta na estante de sua sala. Desta forma, toda vez que passa por Nossa Senhora Aparecida, pode agradecer, bem como fazer seus pedidos à santa.

Vinte anos de devoção

A capela foi erguida há cerca de 20 anos pela comunidade. O coordenador Urbano Lenhard lembra que Nossa Senhora Aparecida foi escolhida como padroeira porque muitas pessoas que viviam ao redor eram devotas da santa. Outro motivo, é que não havia em Estrela outra igreja com a denominação.

Membro da diretoria, Silvani Eidelwein Bee recorda que no início, muitas foram feitas para arrecadar fundos e erguer a igreja, bem como o salão. “Eram festas grandes, tinham rifas. Então com isso e com as doações da comunidade, como as janelas e sacos de cimento, fomos construindo. Temos os nomes das pessoas e das famílias”, relata.

A capela no bairro das Indústrias é a única na região que possui Nossa Senhora Aparecida como padroeira. O coordenador destaca também a proximidade com o rio. Desta forma, durante a homenagem, foi possível retomar as origens da santa, que foi encontrada às margens de uma manancial. “Foi muito emocionante. Foi uma grata surpresa a participação de tantas pessoas”, relata.

História de Nossa Senhora

O padre conta que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717, em São Paulo. Na época, a população organizou uma festa para receber uma comitiva do governador da província de São Paulo e Minas Gerais. Os pescadores foram ao rio Paraíba para conseguir pescar muitos peixes e preparar um banquete. No entanto, diante de não conseguirem cumprir a tarefa fizeram uma oração pedindo ajuda de Maria, mãe de Jesus.

Desceram rio abaixo e lançaram as redes novamente e encontraram o corpo da imagem da Santa. Mais adiante encontraram a cabeça, que encaixou perfeitamente no corpo. Ao lançarem as redes de novo, fizeram uma pesca grandiosa. Eles consideraram o feito um milagre e que Nossa Senhora olhava por eles. Surgiu então um pequeno oratório na casa da família dos pescadores e a notícia milagrosa se espalhou entre a população. Hoje, a santa é conhecida como padroeira do Brasil.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: