Jornal Nova Geração

Primeiro caso em Estrela

ESTRELA – Na quinta-feira, dia 12, a estrelense Vitória Pies, de 20 anos, foi normalmente para a aula de Inglês. Ela mora há mais de um ano em Dublin, na Irlanda, mas conta que, a partir daquele dia, a rotina foi alterada. “Recebemos a notícia de que todas as escolas seriam fechadas a partir daquele dia. Tinha muitas pessoas assustadas na rua, com muitas compras de mercado. Na semana passada, seria o Saint Patrick’s Day, que é uma das maiores festas que tem lá, como se fosse o nosso carnaval aqui, e foi cancelado, daí as pessoas começaram a ver que era sério e tudo começou a fechar. Na segunda-feira já não tinha mais ninguém na rua”, conta a jovem.

O aparecimento dos sintomas

Vitória estava planejando a vinda para Estrela há alguns meses, para passar férias, mas foi surpreendida pela pandemia. Na semana antes de embarcar, ficou doente por cerca de cinco dias. Eram sintomas leves de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço. “Mas como estava muito frio em Dublin, achei que fosse um resfriado comum”, recorda. Alguns dias antes de viajar, pessoas próximas à jovem testaram positivo para o Covid-19 e ela decidiu alertar a família. “Conversei com a minha família e decidimos que logo que eu chegasse entraríamos em contato com o sistema de saúde para fazer o teste”, conta. Na quarta-feira, dia 18, ela foi recebida pelo pai no aeroporto, já utilizando todas as medidas necessárias para evitar o contágio: luvas, máscaras e evitando a proximidade.  “Vim direto para casa. Entramos em contato com a Vigilância Sanitária, explicamos a situação e no mesmo dia vieram até a minha casa para fazer o teste”, diz. 

Um exemplo positivo

Desde que chegou em Estrela, Vitória não teve mais nenhum sintoma. Mesmo assim, está em casa, acompanhada do pai. “Ele me dá um auxílio com comida, fico só no quarto, se eu saio eu não toco em nada, tenho minha cadeira separada, usamos álcool em gel e máscara”, detalha.  “Sei que, diferente de mim que apresentei apenas sintomas leves e não precisei de auxílio hospitalar, outras pessoas podem contrair a doença e terem um quadro grave, levando a morte. Por isso o isolamento é tão importante, para que contenhamos essa pandemia e não nos tornamos um vetor de transmissão para as pessoas mais “frágeis”, frisa.

Positivo para o Covid-19

No sábado, dia 21, ela recebeu o resultado do exame: positivo para o vírus e permanecerá em isolamento por 15 dias. “Estou bem, sem sintomas, apenas continuando com os cuidados para que não haja transmissão para mais ninguém”, conta.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: