Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Primeira Visita Pastoral na Paróquia Santo Antônio em 1874

Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, Bispo de São Pedro do Rio Grande do Sul, elevou a igreja à categoria de Santuário de Santo Antônio

A atual Paróquia Santo Antônio foi criada efetivamente no dia 2 de abril de 1873, através da Lei Provincial que a desmembrou da de São José de Taquari.

A chamada “Provisão” pelo Bispado de Porto Alegre no entanto somente ocorreu a 11 de julho de 1873, firmada por Dom Sebastião Dias Laranjeira, e instalada definitivamente em 24 de agosto do mesmo ano, assumindo o primeiro vigário Francisco Schleipen.

Em fevereiro de 1874, Estrela recebeu a primeira visita pastoral do bispo D. Sebastião Dias Laranjeira.

Os três sinos vieram de Bochum em 1885

Os três sinos da igreja vieram de Bochum, na Prússia, e foram bentos em 1885 em homenagem à Maria Imaculada, São José e Santo Antônio.  O Pe. Eugênio Steinhart, celebrou a missa festiva com  a presença de devotos que vieram de diversas localidades: à pé, cavalos e carroças.

Bruno Schwertner Consertou o Relógio da Igreja em 1892

No ano de 1892, Bruno Schwertner foi chamado para estudar uma situação muito difícil. A Paróquia Santo Antônio de Estrela havia recebido um relógio de torre muito antigo e fora de uso. Após três meses de exaustivo trabalho, o relógio voltou a funcionar.

O mesmo funcionou por mais 47 anos, quando foi construído o outro pelo próprio Bruno, um gênio inventivo de engrenagens. O relógio de 1892 encontra-se no Memorial de Estrela.

Igreja é elevada à categoria de Santuário em 1903

Em fevereiro de 1903 a então “Villa de Estrella” recebeu a visita de S. Exa. Revma. Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, Bispo de São Pedro do Rio Grande do Sul, que elevou a igreja à categoria de Santuário de Santo Antônio.


EEEB Vidal de Negreiros

No dia 15 de março de 2023, a EEEB Vidal de Negreiros comemorou 103 anos de existência em nosso município. Uma exposição que conta a história do educandário foi organizada no Memorial de Estrela, inclusive com o Álbum do Centenário.

No dia do aniversário ocorreu um Cerimonial no Castelinho, em homenagem à escola, com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, além dos clubes de serviços, Lions e Rotary e Liga Estrela.

Integrando as atividades, os alunos do noturno realizaram uma visita de estudos no Memorial de Estrela. Vários aspectos da história de personalidades e instituições foram abordados. A funcionária da escola, Dalva Schneider, foi homenageada pelos 30 anos de serviços prestados.


As Maxambombas em Estrela

Só aqui em Estrela, existiam quatro maxambombas. No trapiche da Navegação Arnt – Kasper e Mainhat, no da Navegação Capital – A. M. Arenhart, na fábrica de Sabão Costa e no Bairro Oriental (nos fundos da Fundição Wirz).

Com a falência da navegação fluvial nos anos 1950, todas foram sendo relegadas à obsolescência. A que mais tempo sobreviveu foi a da Navegação Capital, no fim irremediavelmente desativada.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: