Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Prestígio e promessas

A presença de Eduardo Leite (PSDB) em Estrela demonstra que a cidade segue prestigiada pelo alto escalão do governo estadual

A presença de Eduardo Leite (PSDB) em Estrela demonstra que a cidade segue prestigiada pelo alto escalão do governo estadual. O governador visitou o hospital e palestrou para empresários, líderes regionais, prefeitos e outros agentes da sociedade civil. Um encontro amistoso com a comunidade regional, e muito bem articulado pelo governo estrelense.

De concreto, o chefe do Executivo estadual confirmou uma informação já anunciada em primeiro mão pelo Grupo A Hora, e transmitida pelo Diretor-Presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia. Assim como o dirigente da estatal, Leite também afirmou que a concessão das rodovias estaduais do Vale do Taquari só devem ocorrer em 2024.

E mais. Para ele, e mesmo de forma incipiente e quase despretensiosa, o modelo de free flow é “interessante”. Ademais, o evento serviu para alimentar expectativas políticas e eleitorais de diversos agentes públicos da região.


Inspiração à Escola Técnica Laticinista

O governo de Estrela quer uma Escola Técnica Laticinista na cidade. Nesta semana, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel, retomou as energias após uma forte gripe e participa de uma missão institucional na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ela viajou na companhia da Diretora de Meio Ambiente, Tanara Schmidt. Em solo mineiro, a dupla realiza uma série de visitas às estruturas do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, o único e pioneiro do gênero no país, e responsável pela formação e capacitação de profissionais técnicos em leite e derivados. Além da estrutura do instituto, elas também visitaram a sede da Embrapa, onde conheceram os sistemas para Teste de Respiração do Animal, Teste de Estresse do Animal, todos relacionados ao gado de leite, elas também visitaram alguns laboratórios. Em solo estrelense, a ideia é construir uma unidade semelhante junto ao complexo da antiga cervejaria Polar.


Renascimento em Bom Retiro do Sul

A cada ano e a cada nova edição, o festival Dança Bom Retiro chama a atenção do público pela qualidade e diversidade do evento. É um retrato perfeito deste novo momento que o município encara a partir de acertos recentes na administração pública. Bom Retiro do Sul saiu de forma definitiva de um período de “vacas magras” e pouco a pouco vai recuperando o prestígio e o protagonismo dentro do Vale do Taquari e do Estado. O advento de novas empresas – a Ferros Castro recém inaugurou sua indústria e já anuncia uma ampliação, por exemplo – e as novas possibilidades de negócios devolveram a confiança para a comunidade local. E esse clima todo tende a atrair ainda mais investidores. Além disso tudo, a cidade ainda aguarda por um acordo com a vizinha Cruzeiro do Sul, para garantir parte dos royalties da hidrelétrica da Certel junto à eclusa.


Financiamento, atestado e chacota

Teutônia perdeu a chance de firmar um financiamento de R$ 15 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O interessante recurso seria investido em obras de melhorias em diversas estradas rurais e vias urbanas distribuídas em ao menos sete diferentes localidades do centro e do interior. Mas, e diferente de outras câmaras legislativas no Vale do Taquari, onde os parlamentares optaram pelo progresso e aprovaram o acordo por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), o Legislativo teutoniense antecipou de vez o pleito de 2024 e barrou o projeto de lei. Uma decisão que contou com um enredo pra lá de inesperado.

A sessão de terça-feira foi tragicômica no “castelo” do Legislativo. No apagar das luzes, a suplente Neide Schwartz (PDT), da base do governo, surpreendeu os colegas – e o partido – e faltou à sessão. A ausência foi justificada por um atestado médico emitido por volta das 17h40min, a 50 minutos do início da aguardada plenária. O documento assinado pelo médico Victor Caribe Crosland Guimarães sugeriu o afastamento entre os dias 6 e 8 de junho. Após a ingrata surpresa, mais um fato decisivo à derrota. Com o quórum reduzido, os vereadores favoráveis não perceberam que seria impossível a aprovação. Afinal, a lei orgânica exige maioria absoluta. Ou seja, seis votos entre os 11 vereadores – o presidente não vota. E, sem a suplente, eles só conseguiriam cinco votos.

Não deu outra. A experiente base do governo de fato não se deu conta da Lei Orgânica e nenhum vereador pediu vistas ao projeto – o líder de governo ainda poderia ter solicitado a retirada. Do outro lado, a oposição enfim fez questão de votar. Cleudori Paniz (PSD), Evandro Biondo (MDB), Hélio Brandão (PTB) e Luias Wermann (Cidadania) foram os quatro contrários à proposta. Eles usaram a situação da Languiru para justificar a decisão. Uma afronta à lembrança do eleitor. Afinal, a mesma proposta foi rejeitada em 2022, antes da crise se tornar pública. Diego Tenn Pass (PDT), Claudiomir de Souza (UB), Jorge Hagemann (PDT), Márcio Vogem (MDB) e Vitor Krabbe (PDT) votaram a favor.

Ao fim de tudo, a oposição vibrou como em uma final de Copa do Mundo. Nas redes sociais, o “erro tático” da situação virou motivo de chacota. E, nos bastidores, o movimento da suplente gerou especulações. Uma pena. Para uma cidade que ostenta a segunda maior economia do Vale do Taquari, o famoso “quanto pior, melhor” já deveria estar enterrado no passado. Mas segue vivo.


CURTAS DA SEMANA

  • Em Teutônia, o Ministério Público recebeu um abaixo-assinado contra poluição sonora. O suposto problema seria com motoqueiros que utilizam uma área na Rua Lourenço Griebeler.
  • Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) foi à Restinga Seca para receber o troféu pelo índice de governança do município, oferecido pelo Conselho Federal de Administração, Conselho Regional de Administração do RS, e Famurs. A cidade ficou bem ranqueada no estado e no país.
  • Sobre o prêmio acima, o município de Estrela ficou ainda melhor ranqueada no estado e no país. Entretanto, o prefeito Elmar Schneider (MDB) não participou do evento de entrega do troféu. Ele ficou na cidade para organizar todos os detalhes da visita do governador Eduardo Leite (PSDB).
  • Aliás, Elmar Schneider chamou o governador de “futuro presidente” no início da palestra realizada no Estrela Palace Hotel. Leite sorriu.
  • A cidade de Colinas prepara um terreno para pouso de paraglyder. É isso mesmo. Os esportistas avaliam a construção de rampas no Morro Roncador, e o governo está solidário aos praticantes e pretende auxiliar para garantir que o município vire referência nacional neste esporte.
  • Em Imigrante, o poder público quer lançar nova Campanha Municipal de Incentivo à Arrecadação, visando incentivar a aquisição de produtos e serviços das empresas do município. Para isso, o governo vai realizar sorteios para distribuir R$ 20 mil em prêmios em dinheiro.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: