O comércio da região poderá voltar a abrir, a partir desta quarta-feira, dia 1º, com restrições de pessoal e atendendo todas as orientações dos órgãos de saúde em relação à prevenção ao Coronavírus. A medida foi tomada na reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), que ocorreu nesta manhã em Teutônia, e reuniu mais de 30 chefes do Executivo das cidades da região.
O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Marcos Martini, que também é prefeito de Nova Bréscia. Os chefes do Executivo expuseram as realidades de suas cidades. Por fim, em votação, 21 dos 31 prefeitos presentes à reunião optaram pela reabertura do comércio de forma gradativa nesta quarta-feira. “Aqueles municípios que estão preparados, que têm os seus comitês e equipes de prevenção, podem voltar com seu comércio e indústria de forma progressiva, lenta e consciente. Mas, acima de tudo, estes espaços comerciais deverão estar preparados com todas as formas de prevenção e atenção, determinadas pela legislação federal e estadual”, destaca Martini.
Apesar da decisão tomada pela maioria dos prefeitos, as cidades que entendem ser necessário aguardar mais tempo para fazer a reabertura do comércio, poderão esperar mais alguns dias para retomar as atividades. “Temos municípios que preferem fazer a reabertura somente na segunda-feira, dia 6”, afirma o presidente.
Em relação às escolas, foi reforçada a decisão de que o retorno da rede municipal nos municípios da região só ocorrerá junto com a rede estadual.
Na próxima segunda-feira os prefeitos da Amvat se reúnem novamente para fazer uma reavaliação da situação. O encontro será às 9h, no Centro Administrativo de Teutônia.