Jornal Nova Geração

BARRAGEM ECLUSA

Prefeito de Cruzeiro do Sul aceita negociar royalties da hidrelétrica

Segundo João Dullius, Cruzeiro e Bom Retiro do Sul podem ratear os recursos da geração de energia na Eclusa do Rio Taquari

João Dullius, prefeito de Cruzeiro do Sul (Foto: Rodrigo Gallas)

O prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius, disse ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, que aceita negociar os royalties da futura hidrelétrica da Certel, junto à Barragem Eclusa. A partir da legislação, deve entrar em um consenso com Bom Retido do Sul. “Não vejo nenhum problema de sentar com os nossos administradores, secretários e advogados para chegar a um entendimento.”

Por meio da hidrelétrica, a Certel deve se tornar a maior empresa instalada em Cruzeiro do Sul, com retorno de Valor Adicionado Fiscal (VAF) estimado em mais de R$ 1 milhão ao ano. Também deve gerar até 150 empregos. Isso quando a operação iniciar  e fornecer energia para cerca de 100 mil famílias. O início das obras é previsto para 1º de janeiro de 2024 e a conclusão em 30 de abril de 2026.

Além disso, a estrutura deve ampliar a movimentação de veículos, e os atendimentos na saúde e educação. “Estamos preparos, eufóricos e felizes.” A localidade de São Miguel deve passar por transformação. O local receberá a usina, intensa movimentação de trabalhadores e curiosos, projeta Dullius.

O prefeito acredita que o local se tornará um ponto turístico. Por isso, já iniciou tratativas para asfaltar o acesso até a hidrelétrica. São 13 km de estrada de chão. O prefeito ventila a possibilidade de construir uma ligação com Bom Retiro do Sul para a população atravessar a pé a barragem.

Assista a entrevista na íntegra 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: