Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Plataforma de currículos aproxima candidatos e empresas

O sistema “Emprega Mais” permite cadastros de forma gratuita e auxilia na melhora da qualificação

Ferramenta online permite a busca por emprego sem que o trabalhador saia de casa (Foto: Divulgação)

Uma plataforma para aproximar candidatos às vagas de trabalho e as empresas foi lançada pela administração municipal. O “Emprega Mais” é uma ferramenta em que a população da cidade cadastra o currículo e os empreendimentos buscam profissionais de acordo com as necessidades.

O objetivo é qualificar os moradores de acordo com a demanda do mercado. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Junior Maria, a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e atender as necessidades das empresas é uma dificuldade. Desta forma, o sistema cruza o perfil do candidato e direciona para vagas específicas.

“Queremos perceber quais são os motivos para as vagas não serem preenchidas. Tem pessoas desempregadas ou com emprego informal e também temos vagas nas empresas. Com o sistema será possível fechar essa conta”, comenta o secretário. A plataforma terá gerência da administração municipal.

Por meio deste, será possível estabelecer uma comunicação direta entre as duas partes. Segundo Evandro, a facilidade de acessar a plataforma, seja pelo computador ou celular, deve impulsionar o número de cadastros.

Para auxiliar neste processo, funcionários do Executivo estão disponíveis para ajudar a cadastrar as informações no sistema na sede da prefeitura. Pessoas e empresas de outros municípios também podem ter acesso ao sistema.

Evandro destaca a possibilidade de a plataforma chegar aos jovens que estão prestes a sair do Ensino Médio e ingressar no mundo do trabalho. Ele destaca que a procura nesta fase pode ser complicada pela dificuldade de elaborar currículos ou por falta de orientação. “Às vezes esses alunos estão meio indecisos sobre no que seguir. Ao formar essa população, também alavancarmos o município”, afirma.

Melhora na qualificação

O secretário destaca que as pessoas podem alterar e acrescentar formações no currículo a qualquer momento. A movimentação da plataforma também permite que a administração municipal ofereça novos cursos de qualificação. Ele explica que por meio dos currículos ofertados e vagas oferecidas, é possível direcionar a demanda dos cursos de acordo com as necessidades.

“Quando conversamos com empreendedores, a mão de obra escassa é uma grande preocupação. Cada vez mais se tem dificuldades em contratar mão de obra qualificada. Com a plataforma poderemos melhorar nossa visão e fazer um mapeamento de quais segmentos tem mais vagas e abrir cursos para isso”, avalia Evandro.

Os cursos também são oferecidos às pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho e recebem uma promoção. Segundo o secretário, desta forma, os profissionais também se sentem mais seguros e qualificados para atuar.

Como cadastrar

O cadastramento ocorre de forma gratuita, tanto para candidatos, quanto para as empresas. A plataforma solicita o preenchimento de dados que possam facilitar a comunicação com os empreendimentos. Desta forma, a empresa poderá ter contato de forma direta com o candidato, além de saber possibilidades de deslocamento e personalizar o banco de vagas de acordo com a oferta. Acesse o site pelo QR Code abaixo.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: