Jornal Nova Geração

COLINAS

Plano pela Primeira Infância é sancionado durante Seminário Regional

Município pioneiro em iniciativas que valorizam o desenvolvimento das crianças, Colinas sediou evento nessa quinta-feira, 24. Programação contou com participação do pediatra Daniel Becker e da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann

Evento contou com presença de representantes de diversos municípios (Foto: Divulgação)

O primeiro Seminário Regional pela Primeira Infância reuniu gestores e comunidades de diversos municípios da cidade do Vale do Taquari durante essa quinta-feira, 24. O evento foi sediado por Colinas no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ipiranga. O objetivo da programação é fazer com que mais administrações invistam em ações que contribuam com o desenvolvimento das crianças.

Pioneira na região, Colinas foi o primeiro município a elaborar o Plano Municipal Pela Primeira Infância, lei que foi sancionada durante o seminário na presença de autoridades. A secretária de Saúde, Angelita Herrmann, destaca que os movimentos em prol do assunto ocorrem desde 2017. Na avaliação dela, o documento garante que as ações continuem ao longo dos próximos anos.

“Queremos mostrar a importância de investir na Primeira Infância. Já foi comprovado que a cada dólar investido nessas iniciativas, teremos um retorno de seis a sete dólares. Por isso, é importante falarmos sobre os grandes desafios de implantar as políticas”, analisa Angelita. Desta forma, o evento contou com palestra de Daniel Becker, pediatra e mestre em Saúde Pública.

Durante a explanação, ele apresentou dados de aplicações de políticas públicas voltadas às crianças e a necessidade de a comunidade estar atenta ao assunto. Neste aspecto, ele ressaltou as ações desenvolvidas em Colinas, como adequação das estruturas como escolas, praças e ruas para pessoas com cerca de 90 centímetros em parceria com a Urban 95.

“Essa iniciativa multissetorial que une as governanças da cidade em prol do assunto trará grandes retornos, porque assim também é possível investir em atividades de educação, de estimulação do desenvolvimento da criança. Isso reduz a desigualdade, traz melhorias de economia no futuro, melhora a aprendizagem, entre outros benefícios”, avalia Becker.

O evento também contou com a presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. Ela fez a entrega dos selos da rede Bem Cuidar às Unidades Básicas de Saúde com atividades voltadas à terceira idade e classificadas como Amigos do Idoso.

Ao final, foi feita a inauguração da praça naturalizada Íria Scheer e da Rua de Brincar, adaptadas para crianças de até seis anos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: