Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Plano define metas para impulsionar o turismo local

Dividido entre curto, médio e longo prazo, estratégia apresenta ações de infraestrutura, consolidação de pontos existentes, fortalecimento do turismo rural e de novas rotas

Meliponário Klein já recebe visitantes (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Detalhado em oito eixos, o Plano Municipal de Turismo foi sancionado e apresenta estratégias para fortalecer o segmento no município. Melhorias na infraestrutura e embelezamento da cidade, bem como a consolidação de pontos eventos já existentes são as metas imediatas. Outra aposta do governo é o fortalecimento do turismo rural.

No projeto foram detalhados mais de 15 atrações turísticas entre culturais, naturais, econômicas e eventos. Ainda é abordado a criação de um Centro de Atendimento ao Turista e construção de hospedagens. O prefeito Germano Stevens ressalta que para executar planos de longo prazo, é necessário estabelecer o que se tem neste momento.

“Vamos manter a cidade limpa e bonita, preparar as pessoas para receberem os turistas. É basicamente manter o que já temos. Temos muitos locais já conhecidos, mas temos novas propriedades rurais se preparando para receber visitantes”, ressalta. Stevens destaca que a iniciativa partiu dos próprios agricultores. Desta forma, o Executivo trabalha para em melhorias nos estabelecimentos, bem como nas estradas de acesso.

A presidente do Comtur ressalta que Imigrante é o único município do Vale do Taquari que oferece experiências das culturas alemãs e italianas na mesma cidade e que esse é ponto forte a ser explorado. Ela também explica que as ações estratégicas são baseadas em métricas para desenvolver o segmento.

“Existem métodos que fazem com que o turista retorne ao município em momentos distintos. Queremos que ele venha mais de uma vez e tenha experiências diferentes”, comenta Camila.

Embora manter o turista na cidade seja uma meta, ela afirma que melhorar a infraestrutura para receber e alimentar bem os visitantes é a prioridade, como forma de valorizar o que já existe.

E montar uma rota também. Montar uma rota. Eh enfim, o conselho ele é totalmente independente pra me apresentar. Eu como gestor eu votei aqui dizer o que eu posso fazer, o que eu não posso, quando engloba um custo bom, eu posso até aqui.

Turismo religioso

A elaboração de uma rota religiosa segue em negociação pelos municípios de Imigrante, Colinas e Roca Sales. O objetivo é construir edificações que relatem a história e a vida de Jesus sob diversas vertentes. O “ Caminho da Fé” deverá ter cinco telões em cada cidade, além de espaços para contemplar as beleza naturais das cidades.

“As pessoas vão para outras cidades caminhar e apreciar esse pontos. Podemos criar algo maravilhoso aqui e manter as pessoas nas nossas cidades. Temos uma natureza exuberante”, avalia Stevens.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: