Jornal Nova Geração

COLINAS

Pintora decora postes do município com flores e pássaros

De origem alemã, a técnica “Bauernmalerei” é caracterizada por retratar florais e animais com pinceladas únicas. Ruas e paradas de ônibus também serão ornamentadas

Artista vive em Colinas há mais de 10 anos (Foto: Karine Pinheiro)

O município recebe mais decorações florais que reforçam o título de “Cidade Jardim”. Quem passa pelas ruas da cidade, percebe a artista Liliane Seus Armesto pincelar flores pelos postes das principais vias. A técnica utilizada pela pintora é a “Bauernmalerei”, originária do artesanato alemão.
Até dezembro, Liliane deve ornamentar cem postes nas ruas General Osório, Fernando Ferrari, Olavo Bilac e parte da rua Parobé. A artista explica que a técnica, que retrata flores e pássaros, se encaixa com a proposta da cidade.

“Tem mais de cinco estilos de rosas, que são as espécies características”, explica a pintora. No entanto, ela precisou adaptar a técnica, porque os postes são maiores e de materiais diferentes. “As flores geralmente são menores, tenho que desenhá-las maiores. O fundo também é escuro, neste caso, está branco”, ressalta.

Para o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper, as pinturas são mais uma forma de deixar a cidade mais acolhedora e colorida. Sua expectativa é que também atraia mais turistas. Tanto os postes de madeiras, quanto os de concreto, são floreados.

A artista destaca que a cidade chama muita atenção pela beleza e que as ilustrações vão fortalecer essa característica, bem como atrair mais turistas. “Fico feliz de fazer parte desta ação. Colinas é muito bonita e poder contribuir com esse embelezamento é muito bom”, afirma.

Mais arte na cidade

Painéis “instagramáveis”, rua de brincar e as calçadas decoradas também fazem parte do projeto. A artista dará sequência na pintura dos locais ainda enquanto pinta os postes. Ela explica que os painéis irão retratar paisagens em que as pessoas se encaixem. A rua de brincar terá jogos para as crianças, como a tradicional amarelinha.

O secretário ressalta que as ações fazem parte do Programa Mil Dias, que possui um comitê intersetorial que debate ações pela primeira infância e adapta a cidade para as crianças. “Nosso turismo também é voltado ao infantil, como a Páscoa e o Natal, então estamos montando uma cidade para os pequenos”, afirma.

A técnica alemã

O Bauernmalerei surgiu em meados do século XVII na Alemanha. A técnica se caracteriza por traços delicados de flores e pássaros e as pinceladas são feitas em curvas, com as cores de tintas aplicadas simultaneamente.

A paleta de cores consiste na coloração principal, uma mais escura para a sombra e o branco para a luz. De acordo com o nome – “bauer” significa agricultor e “maler” quer dizer pintor – a arte é considerada uma pintura camponesa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: