Jornal Nova Geração

VIVA+VIDA SEM ÁLCOOL

Pesquisa sobre consumo de substâncias por jovens deve ser apresentada em julho

Parceria entre o programa e governo municipal auxilia na elaboração de estratégias de combate ao uso de bebidas alcoólicas e drogas para menores. Questionários iniciaram neste mês em escolas municipais. Iniciativa também abrange redes estadual e privada

Em Estrela, objetivo é expandir ações direcionadas à prevenção e uso de substâncias (Foto: Arquivo A Hora)

Em uma iniciativa inédita no município de Estrela, os questionários do programa Vida + Viva Sem Álcool (-) 18 anos chegaram às salas de aula da rede municipal de ensino. O objetivo é compreender o cenário do uso de substâncias psicoativas e elaborar estratégias para combater o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, bem como compreender o comportamento dos jovens de 12 a 17 anos. A pesquisa também abrange as redes estadual e privada.

Os questionários são compostos por dezenas de perguntas que abordam temas além do consumo de entorpecentes, como uso de medicamentos, relações familiares e afetivas, comportamento digital, práticas religiosas e influência do período de pandemia no cotidiano de cada aluno. Para aplicação das perguntas, é necessário autorização dos responsáveis e o consentimento dos participantes.

O coordenador da pesquisa e do departamento científico do programa, doutor Luís César de Castro, explica que todas as redes de ensino são convidadas a participar para que se tenha um panorama dos indivíduos entre 12 e 17 anos. “É importante que se tenha o recorte geral de comportamento desta população e não apenas de rede pública ou privada. Esta pesquisa nos traz abrangência da realidade local”, destaca.

Em fase de aplicação, o diagnóstico deve ser apresentado até o fim de julho, quando será compartilhado com o Executivo. Os números apontados podem ser utilizados como base para elaboração de estratégias de prevenção ao uso precoce de substâncias, bem como para organização de atividades com os adolescentes.

Na avaliação de Castro, a pesquisa revela a realidade local devido ao questionário ser pertinente à rotina de cada participante. “Eles não levam tanto tempo para responder porque estão respondendo sobre a vida deles. Com isso, as respostas passam por uma avaliação técnica e percebemos os principais tensores a esses comportamentos, que geralmente são comuns em todas as redes”, afirma.

Núcleo em Estrela

Castro salienta que a precocidade no uso de álcool aumenta o risco à dependência, oportuniza prejuízos de ordem intelectual, cognitiva, emocional, relacional, além de ser um importante componente geracional de violência. Como forma de atentar para a discussão, um núcleo do Vida + Vida será implantado em Estrela.

“A criação do Núcleo vai permitir uma agenda de atividades no município. Funcionará em um espaço físico junto a uma outra iniciativa do governo municipal. Vamos ter uma sala, com a presença de alguém da equipe e ações culturais e científicas”, declara o coordenador.

Sobre o programa

O “Programa Vida + Viva sem álcool (-) 18 anos” foi fundado em 2012, inaugurado a partir da pesquisa de “Análise de contato com substâncias psicoativas”, realizada no Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição de Lajeado. Com a pesquisa, foi possível constatar que as percepções de gestão pública e sociedade civil não contemplavam a realidade local quanto ao uso de substâncias por crianças e adolescentes.

“Descobrimos que o grande problema era o álcool. Fomos percebendo que trabalhar somente essa temática não era suficiente. Então buscamos entender os tensores, o que levam esses adolescentes ao uso”, esclarece Castro.

Além da fiscalização e compreender o aspecto local, entre os pilares do programa estão atividades de boas práticas que se baseiam nos princípios do Vida + Viva, como a compreensão da administração pública em auxiliar no desenvolvimento do projeto e oferecer meios de continuidade das ações.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: