Jornal Nova Geração

ESTRELA

Parcerias com universidade da Alemanha são abordadas em reunião da Amvat

Apresentação da instituição a prefeitos ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Estrela Palace. Entidade confirma eleição da nova diretoria para 14 de dezembro

Representantes da Universidade Steinbeis falaram sobre trabalho e projetos desenvolvidos em Berlim. Crédito: Paulo Ricardo Schneider

A possibilidade de parcerias entre municípios e instituições com a Universidade Steinbeis Berlim, da Alemanha, foi apresentada na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na manhã de ontem, 23, no Estrela Palace Hotel. A reunião coordenada pelo presidente e prefeito de Colinas Sandro Herrmann, contou com a presença do professor Mario Vaupel e da mestre em Business e Psicologia Organizacional, Claudia Hölter.

A Universidade Steinbeis é credenciada pelo governo federal alemão e seus diplomas são oficialmente validados. Possui mais de 8 mil alunos de todas as idades e formações profissionais. Oferece acesso aos mais recentes avanços teóricos e práticos. Além dos diplomas de graduação e mestrado, oferece certificações profissionais e programas de doutorado. Conforme Vaupel, o trabalho da instituição alia teoria e prática.

Vaupel apresentou a instituição e entidades parceiras, cujo cerne, segundo ele, é a aplicação do conhecimento. Destacou programas como MBA, mestrado e outros, ressaltando que está em estudos proposta de intercâmbio com universidades locais, trazendo professores para atuarem no Brasil. O foco é de que os alunos possam trabalhar efetivamente com as pessoas, capacitando-os para buscarem soluções para os problemas locais.

Implantação do eSocial

O prazo de entrada em vigor do último grupo do eSocial, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho para o serviço público foi outro tema da reunião, abordado pelo sócio-diretor da RSData e Consetra – Consultoria de Segurança e Saúde do Trabalho, Rogério Balbinot, coordenador do Grupo das Empresas Piloto eSocial do Ministério do Trabalho e Previdência.

O eSocial iniciou a implantação em janeiro de 2018 com a parte de folha, dividido em quatro grupos e quatro fases. Do quarto grupo, fazem parte os órgãos públicos e, na quarta fase, estão inseridos os eventos de Segurança e Saúde do Trabalho, os quais têm início a partir de 1º de janeiro de 2023.

Conforme Balbinot, as empresas – públicas e privadas – têm que se preocupar com a qualidade das informações geradas e declaradas à Receita Federal do Brasil, que serão rastreadas com vistas à apuração de eventual sonegação, enquadramento e responsabilização judicial.

A próxima assembleia da Amvat foi agendada para o dia 14 de dezembro, em Estrela. Na ocasião será eleita a diretoria da entidade, gestão 2023.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: