Jornal Nova Geração

Parceria visa melhorar aprendizagem

Graziele Rodrigues com o filho Allan (Foto: Carlos Eduardo Schneider)

O filho de 7 anos de Graziele Rodrigues, de 24 anos, Allan Rodrigues Fraga, iniciará nesta semana um atendimento clínico oferecido de forma gratuita. As consultas são viabilizadas por meio de parceria inédita entre a prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela. Com a iniciativa, serão disponibilizadas cerca de 200 consultas mensais para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Com investimento de R$ 12.144,00 por mês, a parceria ampliará o acompanhamento clínico para estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. O projeto inclui avaliações neurológicas, atendimentos psicológicos e fonoaudiólogos. Além disso, conforme escala de trabalho, haverá psicólogo e assistente social nas escolas.

Benefícios

O primeiro contato de Allan foi com a assistente social e, em seguida, foi encaminhado para atendimento com uma neurologista e psicóloga. Graziele, que é professora, conta que quando o filho era pequeno teve consultas, por um ano, com fonoaudióloga, pois tinha dificuldade em falar.

Aluno do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, apresentou relutância ao realizar atividades, mas fazia mesmo sem entender e aprender o alfabeto. No início do ano, Allan começou a frequentar a sala de aprendizagem da instituição. “A professora fez a solicitação para que ele conseguisse ser atendido por profissionais da Apae, pois com a ajuda deles poderia evoluir.” 

Para Graziele, a parceria entre prefeitura e Apae possibilita que as crianças sejam avaliadas por especialistas. “Com a avaliação de um neurologista, por exemplo, os pais saberão o que fazer para auxiliar o filho. Sei que com a avaliação de um profissional, o Allan vai evoluir muito”, frisa a mãe.

Parceria importante

O presidente da Apae, José Jair Wermann, destacou a importância do momento. “É um grande projeto que trará excelentes resultados naquilo que é a nossa prioridade: atender bem à população.” Para a diretora Rose Tolio, trata-se de algo que há tempo era projetado. “Por bastante tempo desejamos e buscamos por isso, tendo em vista a seriedade das instituições envolvidas”, afirmou.

Qualidade no aprendizado

A secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, conta que as escolas já têm salas de recursos e laboratórios de aprendizado. Agora, se somam os serviços especializados. “Trata-se de algo novo no município, que vai trazer qualidade para o aprendizado das crianças. Poderemos encaminhar estes casos para a Apae para ter um atendimento especialista e um diagnóstico com laudo mais completo”, explica.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: