Jornal Nova Geração

CONEXÃO NG

Paixão em duas rodas: encontro mobiliza milhares de motociclistas

A 5ª edição do Teutônia Moto Fest evidencia o sucesso dos eventos do tipo e deve ultrapassar o público de 20 mil pessoas ao longo de dois fins de semana. Grupos de várias regiões do estado participaram nos primeiros dias

Apresentações com as motocicletas são atrativos que levam multidões aos encontros do tipo (Foto: Divulgação)

Tradicional em eventos que reúnem fãs de carros e motos, novos e antigos, a região sedia um dos maiores encontros do estado. Durante dois fins de semana, cerca de 10 mil motociclistas devem passar pelo Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo de Teutônia, para a 5ª edição do Teutônia Moto Fest – a programação iniciou no dia 17 e termina neste domingo, 25.

Somente nos primeiros dois dias, a estimativa é que mais de 10 mil pessoas tenham participado do evento. A organização, para que o encontro ocorra em dois fins de semana pela primeira vez, exigiu que a comissão se mobilizasse de forma mais intensa. “Aumentamos o número de atrações e demos oportunidade para as bandas locais, que são mais da metade das 15”, comenta Cristiano Neguer, integrante da comissão.

O fator climático foi determinante para que a programação tivesse sucesso de público. “A avaliação é muito positiva, já que o público pode participar da melhor forma, sem chuva. Muitos vieram de longe, de moto, e se o tempo está ruim, acabam não vindo”, pondera.

Outro protagonista do encontro é o rock’n’roll, característico em eventos do gênero. As 15 bandas participantes são do estilo, que faz parte da personalidade atrelada ao gosto pelas motocicletas. Além das atrações musicais, o espaço foi preparado com brinquedos, praça de alimentação, feira do motociclista e área de camping.

O evento conta com um selo que proíbe a chamada “zoeira”, que Neguer explica. “É proibido empinar, fazer o chamado borrachão, enfim qualquer manobra, assim como os sons do corte de giro das motocicletas. Nada disso é permitido na área do evento, é um local para o público poder curtir com os amigos, bater papo”, diz.

Oportunidade de celebração

Outro fator que aproxima entusiastas do motociclismo, a afinidade por modelos específicos faz com que grupos temáticos sejam formados. É o caso dos fãs do modelo GSX 750, da japonesa Suzuki, que aproveitaram o Teutônia Moto Fest para fazer o 5º encontro da chamada Irmandade Gaúcha, mas que conta com representantes de vários locais do Brasil.

O presidente do grupo, Marcelo Brígido, conta que o número de integrantes aumentou a partir de 2019, quando ocorreu o primeiro encontro, em Picada Café. Cerca de 60 motos estiveram na mobilização que teve a concentração junto a ponte seca, em Lajeado, e partiu em comboio até Teutônia. Destes, 14 passaram a noite no ambiente reservado para acampamentos. “São pessoas da Serra Gaúcha, Região Metropolitana e Vale do Taquari”, pontua.

Brígido explica, ainda, que apesar do visual imponente, as motocicletas não têm a característica de grandes velocidades. “O objetivo é o conforto, poder curtir a viagem e voltar em segurança para casa. E muitas famílias participam do grupo, mesmo que não tenham mais as motos.” O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de veículos do modelo registrados, conforme o representante do grupo.

Programação

24 de fevereiro | sábado
18h – Herbie Maluco
19h – Classic Riders
21h – Arte e Equilíbrio
22h – Só Creedence
00h – DJ Maurinho

25 de fevereiro | domingo
8h – Recepção
10h – Abertura da feira
12h – Almoço
14h – Acústico Mescla
16h – R88 Rock Band
18h – Arte e Equilíbrio
19h – Herbie Maluco
20h – Banda Rosa’s
22h – Encerramento

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: