O tradicional carnaval de rua de Bom Retiro do Sul está marcado para o dia 9 de março. A data foi definida em conjunto entre a administração do município e a Escola de Samba Inhandava, agremiação carnavalesca da cidade que participa da promoção do evento.
Nesta data, a partir das 20h, a Rua Jorge Fett, também conhecida como “Passarela do Samba Antônio Edgar Chilella”, receberá duas agremiações carnavalescas da cidade de Rio Pardo: a Escola Embaixadores do Ritmo e a Escola Realeza. A anfitriã Inhandava fechará os desfiles. A via recebeu capeamento asfáltico em 2023, o que permitirá uma melhor estrutura aos partipantes.
A Inhandava terá como tema-enredo “Viver os Encantos Turísticos do Pesqueiro do Vale”. A escola deverá desfilar com cerca de 250 componentes. A preparação da Inhandava já começou. A Bateria faz seus ensaios no Parque Pôr do Sol.
“Com esta alteração na data do Carnaval, queremos atrair um maior público de outras cidades para o nosso município, pois o nosso Carnaval tem um grande potencial cultural no Vale do Taquari, sendo que somente Bom Retiro do Sul vem mantendo vivo os desfiles nos últimos anos, com o trabalho da Escola de Samba Inhandava, que envolve vários setores da comunidade”, destacou o prefeito Edmílson Busatto.
Antes dos desfiles, um esquenta de carnaval ocorre no dia 17 de fevereiro, a partir das 18h30min, no Parque Pôr do Sol, com ensaio geral da escola de samba. Logo após haverá shows de samba e pagode. Toda a programação é aberta, com entrada gratuita para a comunidade.