Jornal Nova Geração

Operação destaca Lei Maria da Penha

BM conversa com população e entrega folders com orientações (Foto: Fábio Andre Kriloff/Divulgação)

Esclarecer sobre a violência doméstica e a Lei Maria da Penha são os objetivos  da Operação Defenda a Mulher. A campanha, que ocorre até dia 20 de setembro, pretende intensificar ainda a fiscalização das medidas protetivas das mulheres que são atendidas pela Patrulha Maria da Penha. As ações de prevenção e conscientização são feitas em nível nacional.

Em Estrela, Colinas, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul são entregues folders em pontos estratégicos, com informações sobre os ciclos e tipos de violência, e formas de agir em situações como estas. Além disso, os policiais conversam com a comunidade a fim de orientar sobre o serviço. A campanha é divulgada também nas redes sociais da Brigada Militar para ampliar o acesso à informação.

Visitas da Patrulha

No 40º Batalhão de Polícia Militar, nove mulheres são acompanhadas pelos patrulheiros, em sua maioria, no município de Estrela. A capitã da Brigada Militar, Carmine Brescovit, explica que as visitas são feitas para saber qual a situação da vítima, se há algum risco, se mudou de residência ou voltou a se relacionar com o agressor. O momento também pode servir para o encaminhamento a outros serviços vinculados à Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. “A falta de conhecimento é um dos vilões para que o crime aconteça e continue. Se tiver informação, a mulher se empodera e tem coragem para denunciar”, afirma.

Carmine Brescovit, capitã da Brigada Militar

Mais policiais capacitados

Entre os dias 10 e 13 de agosto, em Lajeado, ocorreu a capacitação de 27 policiais do Vale do Taquari como patrulheiros. Segundo Carmine, todos os agentes têm formação para atender qualquer tipo de violência, mas este é específico. “O objetivo é ter um olhar voltado para mulher que é vítima, para identificar outros tipos de violência, além da física, e para melhor acolhê-las”, analisa. Agora, 12 policiais se juntam a outros quatro patrulheiros para atender este tipo de ocorrência no 40º BPM.

Denúncia

Os casos de violência podem ser de forma física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Em alguns casos é fácil identificar, já em outros um pouco mais difícil. Indiferente ao tipo e grau de violência, é necessário informar a Brigada Militar e a Patrulha Maria da Penha. Se houver qualquer situação de risco, a denúncia precisa ser feita para que haja uma ação repressiva.

A melhor forma de prevenção é o conhecimento. Por isso, é importante desenvolver ações educativas na comunidade desde a escola. “É preciso pensar nas futuras gerações, pois existem violências relacionadas a questões culturais, então devemos educar não só as meninas, mas os meninos também”, salienta.

 

Para denunciar ou buscar ajuda:

Brigada Militar – 190

Patrulha Maria da Penha – 98637-6203

Acompanhe a Operação Defenda a Mulher nas redes sociais:

Facebook: @bmcrpovt

Twitter: @crpovt

Instagram: brigadamilitar_valedotaquari

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: