Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

O livro “A Medicina no Vale do Taquari”

Vinte exemplares da obra de 160 páginas, 150 fotos e documentos foram doados pela família ao Memorial de Estrela, durante a solenidade que oficializou o Dr. Werner Schinke como patrono do espaço de cultura e história

O livro “A Medicina no Vale do Taquari – Ensaio Histórico Autobiográfico”, é assinado pelo médico Werner Schinke (falecido). Vinte exemplares da obra de 160 páginas, 150 fotos e documentos foram doados pela família ao Memorial de Estrela, durante a solenidade que oficializou o Dr. Werner Schinke como patrono do espaço de cultura e história. Os livros serão doados para bibliotecas de escolas do município.
Nesta obra, o Dr. Werner Schinke relata sobre o dia a dia na prática médico-cirúrgica dentro do seu contexto histórico, político, social e humano. O médico encerra o livro comentando a telemedicina e as teleconsultas.
Para a historiadora e professora da Univates, Silvana Rossetti Faleiro, autora do prefácio, cada detalhe do livro puxa um fio de lembrança que alimenta o texto de modo a deixá-lo competente e instigante. E encerra dizendo que a publicação contribui para desvelar aspectos sobre a história regional por abordar ampla série de questões que poderão servir de lastro a pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. Foto: Dr. Werner Schinke e sua esposa Gisela Schinke – página 47 do livro.

O livro dos Schlatter no Memorial de Estrela

O livro do escritor Renato Mendonça, de 160 páginas, reúne fundamentalmente as biografias de três gerações da família Schlatter. No capítulo dedicado a Gabriel Schlatter (1865 – 1947), relembra a infância e a juventude dele na Áustria, sua chegada no Brasil, a fundação do Hospital Schlatter, em Feliz, e o pioneirismo de Gabriel ao fundar a primeira Escola de Parteiras em Estrela (Deutsche Hebammen Lehranstalt in Rio Grande do Sul).
Cinco exemplares do livro foram doados pela família ao Memorial de Estrela, por ocasião da homenagem que o Dr. Gabriel Schlatter recebeu (in memoriam) do governo municipal. Foto de 1908 com Gabriel Schlatter e parteiras em Estrela – página 41 do livro.

Os feitos de Elton Klepker

Fundou e dirigiu por 25 anos a Cooperativa Agrícola Mista Languiru Ltda., que sempre dizia considerar seu filho. Em 1968 foi eleito vereador, por Languiru, no município de Estrela, tendo sido o segundo mais votado naquela eleição, pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA.
Em 1981, liderou a instalação da CCGL (hoje Lactalis) em Languiru. No mesmo ano, fundou, organizou e presidiu por diversos anos a Cooperativa de Crédito Rural Ouro Branco – Crediouro -, hoje Sicredi Ouro Branco, de Teutônia. Em 24 de maio de 1981 conseguiu a emancipação, tornando realidade o sonho de longos anos de todos os moradores de Canabarro, Languiru e Teutônia, três distritos de Estrela.
Em 31 de janeiro de 1983, foi empossado como primeiro prefeito, cargo no qual permaneceu até 31 de dezembro de 1988, seis anos de muito trabalho, no qual toda comunidade ajudou. Foi reeleito para seu segundo mandato, de 1993 a 1996.
Em 2001 organizou a Associação Comunitária Teutônia, mantenedora da Rádio Comunitária Tirol, que depois passou para outros. Nasceu em abril de 1928 e morreu em novembro de 2015, aos 87 anos. Foto: Elton Klepker com o governador Jair Soares e outras autoridades na antiga CCGL.

O Calendário de Eventos de Estrela

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel) já prepara a elaboração do Calendário de Eventos para 2024, com programações oficiais confirmadas como eventos sociais, culturais, esportivos, recreativos e religiosos.
A oficialização do Calendário de Eventos anualmente tem o intuito de incentivar e divulgar as atividades nas diversas localidades do município de Estrela, a fim de desenvolver e promover o turismo e economia local. Por meio desse planejamento, a Prefeitura permite a integração das diversas entidades, evitando conflitos de datas e, assim, valorizando cada grupo.

A Fundação da ACIE em 1938

Aos 26 dias do mês de dezembro de 1938, no salão nobre do Clube Ginástico Estrela, efetuou-se uma reunião de comerciantes e industriais com o objetivo especial de criar uma associação empresarial em nosso município.
A primeira diretoria provisória da Associação Comercial e Industrial de Estrela ficou assim constituída: presidente, Orestes Lúcio Bergamaschi; vice-presidente, Alberto Dexheimer; secretário, Willy Carlos Fröhlich; segundo secretário, Wilimar Schneider; primeiro tesoureiro, Armando Mallmann; segundo tesoureiro, Oscar Becker.
Em março de 2012 ocorreu uma fusão unindo a CDL e a ACIE dando origem à CACIS – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela. O empresário Gerson Strehl é o atual presidente da entidade.

O telefone do comerciante Theobaldo Barth

O professor Alfredo Ignácio Barth doou ao Memorial de Estrela o telefone que pertenceu ao seu pai, que tinha casa comercial e salão de baile na comunidade de Arroio do Ouro, em Estrela. Plantava eucalipto e acácia -negra ocupando vários hectares de terra. Foi um dos maiores criadores de suínos da região.
É homenageado com nome de rua em Estrela, conforme Lei nº 1.884, de 14 de junho de 1985. Inicia na divisória do bairro Auxiliadora e do bairro Cristo Rei, ao lado do Sesi, atravessa a Rua Júlio de Castilhos e termina em beco sem saída. Era casado com Maria Alicia Barth.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: